Geral

Governo lança Programa Cata Mais e beneficia catadores em todo Estado

09/04/2015
Governo lança Programa Cata Mais e beneficia catadores em todo Estado
O governador Renan Filho destacou, durante o lançamento do projeto, que ações como o Cata Mais fortalecem a economia solidária e a prática da coleta seletiva em Alagoas. Esse trabalho é muito importante e trará oportunidade de emprego e renda para uma série de famílias, disse

O governador Renan Filho destacou, durante o lançamento do projeto, que ações como o Cata Mais fortalecem a economia solidária e a prática da coleta seletiva em Alagoas. Esse trabalho é muito importante e trará oportunidade de emprego e renda para uma série de famílias, disse

O governador Renan Filho lançou, nesta quinta-feira (9), no Palácio República dos Palmares, o Programa Cata Mais. A solenidade foi prestigiada por secretários estaduais, prefeitos, representantes de cooperativas, agentes comunitários, integrantes do projeto, dentre outras autoridades ligadas ao meio ambiente e ao empreendedorismo.
Os problemas trazidos pela grande quantidade de lixões, vulnerabilidade dos catadores, altos índices de poluição ambiental, baixo aproveitamento dos resíduos sólidos, escassez de projetos para a categoria e responsabilidade legal, fomentando a Lei 12.305/2010, são os alvos do programa.
Em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego (Sete) investiu mais de R$ 7,3 milhões e mais de 2.800 catadores serão capacitados e beneficiados pelo projeto. Cooperativas e associações, que tratam do lixo, receberão máquinas, equipamentos de proteção individual (EPI) e passarão por melhorias estruturais. Essas ações fomentam a implantação da política de resíduos sólidos, abrangendo todo estado.
Para o governador Renan Filho, o tratamento de resíduos sólidos é um tema que envolve questões sociais e ambientais, merecendo a atenção de toda sociedade, assim como o Ministério Público e de toda legislação brasileira. O governador destacou, durante o lançamento do projeto, que ações como o Cata Mais fortalecem a economia solidária e a prática da coleta seletiva em Alagoas.
“Devemos abrir caminhos junto com o Poder Executivo, Poder Legislativo, até mesmo o Judiciário, para que possamos promover uma solução definitiva para os resíduos sólidos como um todo. Precisamos buscar, também, alternativas sociais que permitam que aquelas pessoas que trabalham com resíduos sólidos, sejam eles nos lixões ou nas ruas, possam contar com uma condição mais digna de trabalho”, ressaltou o governador.
O chefe do Executivo disse ainda que a consolidação do Programa Cata Mais vai induzir a iniciativa privada e fomentar a participação social. Com ele será possível a instrumentalização dos municípios, para que, em conjunto, a coleta seletiva seja viabilizada pelas cooperativas.
“Esse trabalho é muito importante e trará oportunidade de emprego e renda para uma série de famílias. Serão empregados agentes para capacitação, catadores e separadores de resíduos. Vamos trabalhar nesta direção, a concessão de linhas de crédito para que pessoas possam trabalhar na reciclagem e assim conseguir trazer ocupação para mais pessoas, principalmente àqueles que não tiveram muitas oportunidades”, enfatizou o governador.

Plano de ação

O primeiro passo do Programa Cata Mais será a identificação e cadastramento dos catadores. Posteriormente, uma assessoria será montada para formar e conscientizar seus integrantes sobre a importância da criação de associações e cooperativas. A expectativa é que técnicas de gerência sejam aplicadas e possibilitem que o número de empreendimentos voltados a esse setor sejam ampliados.
De acordo com o secretário estadual do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, as diretrizes do programa vão além da capacitação profissional. Ele visa a formação de agentes ambientes.
“O projeto é extremamente importante, primeiramente pelo público que ele abrange. São catadores de resíduos sólidos, ou seja, são pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que depois de 24 meses do programa, a gente possa olhar para esses catadores, não como simples trabalhadores, mas como agentes do meio ambiente, que além de gerar sua renda, estarão contribuindo para um ambiente e uma sociedade melhor por meio da reciclagem, melhorando o fluxo dessa cadeia de resíduos sólidos.
Ivanilda da Conceição Gomes, vice-presidente da Coopvila, disse que a inicitiva do governo é extremamente positiva para todos que precisam manusear com o lixo. Para ela, o programa vai valorizar o catador e melhorar as condições de trabalho de muitos pais.
“Acredito que esse projeto vai fortalecer a infraestrutura de nossas cooperativas. Temos uma visão que poderemos estruturar o lugar que trabalhamos e não só a Coopvila, mas também todas outras associações existentes em Maceió. A COMPRA de novos equipamentos vai facilitar muito nosso serviço”, disse Ivanilda.
Segundo o superintendente de Qualificação Profissional da Sete, Sávio Carnaúba, o Governo contratou o Instituto Travessia para prestar o serviço de capacitação e cadastramento dos trabalhadores.
“O programa já se encontra em estágio avançado. Trinta agentes comunitários e sete consultores já foram orientados para oferecer treinamento para realização de cadastros, capacitação dos dois públicos alvos, os autônomos e as cooperativas e associações”, informou Carnaúba.
Nesta sexta-feira (10), acontecerá a primeira oficina e a partir da semana que vem o trabalho de cadastro e orientação será iniciado. Visitas aos municípios estão no cronograma do programa, para avaliar as condições da implantação desses serviços, garantindo melhorias das redes cooperadas e das associações.