Política

Governo assina ordem de serviço de gasoduto Penedo-Arapiraca

06/04/2015
Governo assina ordem de serviço de gasoduto Penedo-Arapiraca

Renan Filho concretiza sonho de interiorizar desenvolvimento de Alagoas. (Foto: Márcio Ferreira)

Renan Filho concretiza sonho de interiorizar desenvolvimento de Alagoas. (Foto: Márcio Ferreira)

   O governador Rena Filho assina nesta segunda-feira (6) em Arapiraca mais um reforço no abastecimento de gás natural. O Chefe do Executivo assina a ordem de serviço para a conclusão do gasoduto Penedo-Arapiraca. A obra é orçada em R$ 41 milhões, sendo que 20% destes recursos são oriundos da Algás e outra parte vem de financiamentos. Solenidade acontece às 10h30, na Escola de Governo, na rua José Jailson Nunes, s/n, em Arapiraca, com a presença confirmada da prefeita Célia Rocha e secretariado.
Programada para ter início no mês de junho, a construção do gasoduto levará o gás natural do city gate localizado em Penedo até a futura estação da Algás em Arapiraca, por uma tubulação de 66km. A previsão é que o novo gasoduto seja entregue a comunidade arapiraquense em dois anos.
A realização deste sonho agrestino é o que Renan Filho vem dizendo desde seu período ainda como candidato ao governo. Ao dizer que tinha como meta desenvolver o interior, a Algás sempre foi peça fundamental. O governador diz que se a ordem vigente hoje é buscar a excelência no serviço público, a companhia dá exemplo.
“Precisamos de infraestrutura para que industrias venham para Alagoa; e em primeiro lugar, o que elas buscam é energia, insumo, e nós temos isso, temos o gás natural. Alagoas é o estado que mais leva gás para o consumo domiciliar, por exemplo. E levando gás ao interior o desenvolvimento chega. É isso que sempre falamos, interiorizar o desenvolvimento”, justificou o governador Renan Filho.
“A construção do gasoduto Penedo-Arapiraca possibilitará aos alagoanos da região do Agreste o acesso a um energético limpo e moderno. Por meio da futura tubulação da Algás será distribuído muito mais do que gás natural. Distribuiremos eficiência para as indústrias, economia para os veículos, rentabilidade para o comércio e conforto para os lares arapiraquenses”, afirma o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti.

    Interiorização do combustível

O gasoduto Penedo-Arapiraca será fundamental para garantir que o gás natural chegue ao Agreste alagoano com qualidade, além de atender as demandas da população, como as possibilidades de uso do gás no aquecimento de água e na geração de energia.
Além dos consumidores residenciais e comerciais, o gás natural também poderá ser utilizado pelas indústrias presentes na região e por postos de combustíveis.
Enfático, o governador Renan Filho vai além e diz que o município que mais cresce em Alagoas e um dos que mais se expande economicamente no Brasil vai dispor de gás natural para o consumo humano e empresarial. “Quem sai ganhando é o cidadão”, concluiu.