Geral

Geração de energia a gás natural é solução para grandes empreendimentos

25/04/2015
Geração de energia a gás natural é solução para grandes empreendimentos
Algás incentiva a disseminação do gás natural no setor produtivo estadual. (Foto: Renata Baracho)

Algás incentiva a disseminação do gás natural no setor produtivo estadual. (Foto: Renata Baracho)

Diante do instável cenário energético, da fragilidade do setor e de uma busca crescente por alternativas, a geração de energia a gás natural tem se apresentado como uma solução viável para garantir a produtividade das empresas. Além de proporcionar economia, os geradores a gás promovem mais segurança e comodidade, diversificando a matriz energética de grandes empreendimentos e conferindo maior independência e estabilidade no suprimento de energia elétrica.
De acordo com a Companhia Alagoana de Distribuição de Gás Natural, Algás, sete estabelecimentos, de diversos setores da economia, já usufruem da alternativa. A previsão da companhia é que, cada vez mais empresas adotem o gás natural como fonte geradora de energia, devido à eficácia e vantagens da opção.
Em palestra ministrada, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), em Maceió, o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa, demonstrou o potencial de inserção do gás natural no contexto nacional de eficiência energética. “Em face à realidade brasileira atual, acredito que entender o gás natural como parte integrante da matriz energética de empreendimentos é fundamental para uma boa visão de negócio”, explicou Sousa.
Segundo o gerente, são muitos os benefícios para quem utiliza a geração de energia a gás natural. “Segurança energética, redução de custo operacional e redução do nível de emissões de gases poluentes são alguns”, destacou Fabio Sousa. Ele informou ainda que a economia é a maior vantagem e  chega a ser mais de 60% no horário de ponta, quando comparada com a energia elétrica fornecida pela concessionária local.