Geral

Ex-ídolo do CSA será enterrado nesta quinta-feira em Porto Alegre

30/04/2015
Ex-ídolo do CSA será enterrado nesta quinta-feira em Porto Alegre
Dunga lamentou a morte do amigo, com quem trabalhou no Japão e no RS (foto: Valdir Friolin - Agencia RBS)

Dunga lamentou a morte do amigo, com quem trabalhou no Japão e no RS (foto: Valdir Friolin – Agencia RBS)

Será enterrado nesta quinta-feira, em Porto Alegre, o ex-jogador e ex-treinador de futebol, Valmir Louruz, 71. Ele morreu vítima de um AVC, quando caminhava pela capital gaúcha, no início da tarde desta quarta-feira. Louruz teve passagens pelo CSA e pelo CRB, este, como técnico, em2009.
Valmir Louruz começou a jogar nos anos 60, no Esporte Clube no Pelotas. Em 68, foi para o Palmeiras e, no ano seguinte, para o Internacional, aonde conquistou três títulos estaduais. Também passou pelo Hercílio Luz (SC), Caxias (RS), CSA e Juventude (RS). Foi campeão pelo Azulão nos anos 70.
Estreou como treinador no Juventude. Em 81, conquistou, pelo CSA, o primeiro título como técnico, no Campeonato Alagoano. Ainda permaneceu no CSA nos anos de 1983, 1986, 2005 e 2006.
Em 85, levou garantiu o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, pelo Brasil, de Pelotas. Levou o Juventude ao título da Copa do Brasil, em 99, vencendo o Botafogo. Na Seleção Olímpica do Kuwait, garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Em 98, foi vice-campeão japonês, garantindo a Copa Nabisco, pelo Júbilo Iwata. Também foi Campeão Baiano pelo Vitória, em 89.

DUNGA – Dunga, o técnico da Seleção Brasileira, lembrou sua amizade com Louruz. “Era um cara muito correto, falava manso”. Os dois trabalharam juntos em 98 e, no Inter, no ano seguinte.
Pego de surpresa com a notícia da morte do amigo, Dunga recordou a passagem que ambos tiveram pelo futebol japonês juntos e, inclusive, lembrou que foi um dos responsáveis por levar Louruz ao comando do time Júbilo Iwata, no Japão, em 1998, onde conquistaram a Copa Nabisco e foram vice-campeões japonês. Valmir era um cara superlegal, muito tranquilo. Convivemos no Inter e eu o levei para o Japão. Tivemos uma boa amizade”, disse.
Valmir Louruz morreu às 12h50min por um mal súbito, segundo informações da assessoria de imprensa da Santa Casa de Misericórdia.