Geral

Empresários buscam peças artesanais em APLs para comercialização

10/04/2015
Empresários buscam peças artesanais em APLs para comercialização
Arte alagoana desperta encanto de todo o mundo. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

Arte alagoana desperta encanto de todo o mundo. (Foto: Michel Rios/Arquivo)

Uma comitiva formada por empresários paulistas e mineiros percorreu o território do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Lagoas e Mares do Sul a procura de peças artesanais para comercialização. Nesta semana, eles foram até as cidades de Coruripe, Feliz Deserto e Marechal Deodoro para prospectar os produtos e conhecer um pouco mais sobre o modelo de fabricação e os elementos regionais usados pelos artesãos.
Os empreendedores fazem parte do Projeto Terra, uma iniciativa que começou em 2012 e tem foco na promoção de oportunidades de acesso a mercado para produtos artesanais brasileiros. Entretanto, as peças devem ser feitas por pessoas que estejam incluídas em ações voltadas à geração de renda, inclusão social e sustentabilidade. Desta forma, os materiais são levados ao setor varejista, atacadista, corporativo e externo.
De acordo com a gestora do APL Turismo Lagoas e Mares do Sul, Sanda Gomes, a visita é uma forma bastante ampla de divulgação do estado e do trabalho dos artesãos. “Ficamos muito empolgados com essa nova situação, pois é uma maneira de aumentar o alcance das peças e posicionar os artesãos de forma mais profissional, lançando o trabalho deles não só para o Brasil, mas para todo mundo”, comemora.
Os empresários também vão passar pelo Arranjo Produtivo Local Turismo Caminhos do São Francisco para expandir a diversidade dos produtos encontrados. Os APLs integram o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetur), em parceria com o Sebrae.