Geral

Dia da Caatinga é comemorado com programação no sertão alagoano

28/04/2015
Dia da Caatinga é comemorado com programação no sertão alagoano

  Vista do Canal do Sert  O Refúgio da Vida Silvestre dos Morros do Craunã e do Padre, Unidade de Conservação localizada no município de Água Branca, é o local escolhido pela equipe do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para comemorar o Dia da Caatinga, nesta terça-feira, dia 28. A programação conta com a realização do cine ambiental e de uma trilha para conhecer as riquezas do local.
As equipes viajam na segunda-feira para a região, onde devem aproveitar para fazer o monitoramento no entorno da Unidade.
As atividades da terça-feira começam a partir das 08h30. Cerca de 30 estudantes do curso de geografia do campus de Delmiro Gouveia, da Universidade Federal de Alagoas, devem subir a trilha que leva ao alto do morro que possui pouco mais de 620 metros de altitude. Ao mesmo tempo haverá a realização de um cine ambiental para estudantes da rede pública do povoado Tingui.
O Refúgio foi criado em 27 de janeiro de 2012, com a publicação do Decreto n º 17.935/2012. Classificado como de Proteção Integral, proíbe atividades industriais; implantação de projetos de urbanização – exceto os casos que sejam para melhoria dos povoados localizados na zona de amortecimento; desmatamento; queimadas; caça; limpeza de vegetação; depósito de lixo; extração mineral; introdução de espécies exóticas e atividades que alterem as características naturais.
Limítrofe com o Canal do Sertão – obra do governo de Alagoas, com apoio do governo federal por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), foi criado para “preservar as culturas e tradições sertanejas da população local, garantindo sua permanência em harmonia com a preservação; incentivar e fomentar ações de educação ambiental e turismo ecológico na região; garantir a integridade do ecossistema para a realização de pesquisas científicas que visem o conhecimento da área, garantindo assim subsídios para sua melhor gestão e proteção”.
O bioma caatinga é o único totalmente brasileiro, ocupando cerca de 10% do território nacional e englobando parte dos municípios da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Do total, pelo menos 70% já teve a interferência do homem e apenas 0,28% se encontra protegido em Unidades de Conservação.
Em Alagoas, há 1% protegido nos espaços legalmente definidos de proteção: um Refúgio da Vida Silvestre, três Reservas Particulares do Patrimônio Natural e mais o Monumento Natural dos Cânions do São Francisco – criado em âmbito federal e que engloba parte do estado. Está em fase de estudos a criação de pelo menos mais três Unidades na região do sertão alagoano.