Geral

Defesa Civil Estadual viabiliza retorno da Operação Carro-pipa

10/04/2015
Defesa Civil Estadual viabiliza retorno da Operação Carro-pipa
Defesa Civil Estadual está articulando o retorno da Operação Carros-pipa para socorrer a 36 municípios alagoanos atingidos pela estiagem (Foto: Divulgação Internet)

Defesa Civil Estadual está articulando o retorno da Operação Carros-pipa para socorrer a 36 municípios alagoanos atingidos pela estiagem (Foto: Divulgação Internet)

Em virtude dos decretos de emergência emitidos por 36 municípios alagoanos atingidos pela estiagem, a Defesa Civil Estadual está articulando o retorno da Operação Carros-pipa. A previsão é que a ação recomece em até 15 dias e, quando em operação, tenha duração de 30 dias.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Alagoas, major Moisés Pereira de Melo, o processo de credenciamento dos pipeiros já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e deve ser publicado no Diário Oficial (DO) nas próximas semanas.
“Uma vez publicado, o processo será encaminhado posteriormente à Agência de Modernização da Gestão Pública (Angesp) para que possamos reiniciar a operação. Nossa missão é prestar toda a assistência às cidades que estiverem enfrentando problemas em virtude dessa estiagem, para que as famílias sertanejas possam passar por este período sem maiores dificuldades”, afirmou o major.

Novidade

Uma das preocupações da Defesa Civil Estadual é com a qualidade da água ofertada na Operação Carros-pipa. Para isso, Moisés explica que está sendo montado um esquema especial de inspeção dos caminhões que vão transportar a água, em parceria com o Inmetro e a Secretaria de Estado da SAÚDE (Sesau). Outra novidade diz respeito à instalação de chips de monitoramento nos carros que irão transportar a água para as cidades atingidas.
“Para serem credenciados, os pipeiros vão precisar passar por uma série de vistorias. Primeiro, uma empresa ligada ao Inmetro vai analisar se o tanque está dentro dos padrões de transporte de água. Depois, nós da Defesa Civil ao lado de representantes da Sesau vamos realizar vistorias para saber as condições de higiene dos tanques e outras situações”, adianta o major, que também revela a função dos chips de monitoramento.
“Os chips vão funcionar mostrando se o caminho percorrido pelos pipeiros está sendo aquele pré-determinado pela Defesa Civil. A água tem que ser retirada de um ponto, e entregue em outro. Qualquer desvio na rota será mostrado e a partir daí nós tomaremos as devidas providências. Nossas equipes também estarão em campo para fiscalizar in loco a distribuição da água, garantindo assim efetividade e eficiência no serviço prestado”, conclui.

Recursos

A expectativa da Defesa Civil é cadastrar até 200 pipeiros para realizar a operação. Os recursos disponibilizados pelo Governo de Alagoas foram de R$ 1,5 milhão, oriundos do Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza (Fecoep).