Geral

Curso Pré-Uneal inicia matrículas para estudantes e monitores bolsistas

14/04/2015
Curso Pré-Uneal inicia matrículas para estudantes e monitores bolsistas
Serão disponibilizadas 500 vagas para estudantes da rede pública de ensino e 100 vagas para os monitores bolsistas  (Foto: Clau Soares/Arquivo)

Serão disponibilizadas 500 vagas para estudantes da rede pública de ensino e 100 vagas para os monitores bolsistas
(Foto: Clau Soares/Arquivo)

    O período de inscrições para o curso preparatório Pré-Uneal, voltado para atender 500 estudantes da rede pública de ensino que desejam ingressar na Universidade Estadual de Alagoas, começou nesta segunda-feira (13), e termina no dia 24. Para os monitores bolsistas, foram disponibilizadas 100 vagas e o prazo será encerrado na sexta-feira (17). Em ambos os casos, as vagas são dirigidas a cinco campus da instituição, com exceção da unidade instalada em Maceió.
A novidade do Pré-Uneal para este ano é que o acesso dos estudantes interessados não acontecerá mais por ordem de matrícula. Em comum acordo, a Pró-Reitoria de Extensão da universidade e a coordenação do projeto farão, pela primeira vez, um sorteio público entre todos os inscritos.
Esta etapa do Pré-Uneal aconterá às 14h do dia 27 de abril, na sala da Proexte, localizada no prédio da Reitoria. Já o resultado final do sorteio será publicado na página da Uneal no dia seguinte.
As aulas do Pré-Uneal começarão no dia 11 de maio e acontecerão de segunda à sexta-feira, de acordo com o horário disponível nos campi I, II, III, IV e aos sábados no campus V.

Monitores

Para quem desejar vaga em monitoria, é necessário estar matriculado do 3º ao 7º períodos e comprovar não ter vínculo empregatício. São disponibilizadas vagas monitoria em Português, Matemática, Inglês, Geografia, História, Biologia, Química, Física, Redação e Literatura.
A seleção terá etapa única a ser realizada por critérios definidos por cada coordenação local dos campus, no período de 20 a 27 de abril. O resultado final da seleção será divulgado no dia 30. A duração da bolsa será de seis meses. O valor da bolsa-auxílio será de R$ 200 mensais, com carga horária de 20 horas semanais.
Os discentes aprovados para monitoria terão a supervisão dos professores coordenadores do Pré-Uneal da respectiva unidade e terão 15 dias após o término das atividades do Pré-Uneal para entrega dos relatórios de atividades realizadas.
De acordo com a idealizadora do projeto, professora Maria José Houly, o Pré-Uneal vem atingindo plenamente objetivos com aprovações. “A cada ano verificamos o aumento das aprovações nos vestibulares da Uneal e também da Ufal [Universidade Federal de Alagoas]. Para nós, é uma felicidade iniciar, pelo oitavo ano seguido, as atividades do Pré-Uneal. Agradecemos a todos da Reitoria pelo apoio para mais uma etapa e convocamos os alunos da rede pública para efetuarem suas inscrições”, finalizou.