Política

Contra o desemprego, Estado tem tomado medidas que minimizam crise

27/04/2015
Contra o desemprego, Estado tem tomado medidas que minimizam crise
Secretário confirmou que tem conversado com empresários para trazer novas empresas para Alagoas (Foto: Pinehas Furtado)

Secretário confirmou que tem conversado com empresários para trazer novas empresas para Alagoas
(Foto: Pinehas Furtado)

    O governo de Alagoas inicia ainda este ano a formatação da Agenda do Trabalho Decente, um programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), baseado em três eixos: combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil e discussão sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. Quem garante é o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, que foi entrevistado, na manhã desta segunda-feira, nas TVs Gazeta e Pajuçara.
Segundo o secretário, a estratégia deve ser executada efetivamente apenas em 2016, mas para isso é necessário começar os debates ainda este ano.
“Teremos uma série de encontros para poder criar uma pauta. Principalmente, levantar os indicadores para medir a evolução do que foi feito até agora. E saber, ao final, onde a gente está, para onde a gente vai; e assim, nortear as políticas públicas, e como a gente quer estar daqui a 20 anos”, declarou Rafael Brito ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta.
Indagado sobre quais atitudes a serem tomadas para enfrentar os índices de desemprego de Alagoas, cujo setor produtivo vem sentindo reflexo da crise econômica nacional, o secretário ressaltou que o Estado está tomando medidas que possam minimizar o impacto da crise.
“O governo, através da Secretaria do Trabalho, por exemplo, vem conversando com o setor econômico e com empresários para trazer novas empresas e buscar alternativas que possam reaquecer o mercado. Sabemos que neste momento todos estão precavidos, mas entendemos que Alagoas oferece uma boa política de implantação de novos negócios, por isso, acreditamos que, em médio prazo, voltaremos a construir novos postos de trabalho”, afirmou Rafael Brito.

    Domésticas

Também nesta segunda-feira, Rafael Brito participou do programa Bem Você, da TV Pajuçara. Aproveitando a Semana do Trabalhador, promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, ele abordou o aspecto da qualificação da empregada doméstica; e, ainda, dela ser reconhecida pela sociedade como uma trabalhadora formal.
O secretário lembrou que na atualidade a lei pede e a sociedade exige que a empregada doméstica se qualifique, pois como um trabalhador formal, ela deve buscar um melhor posto de serviço no mercado de trabalho.
“A Secretaria do Trabalho oferece de forma gratuita e online cursos de informática da Microsoft  e culinária do programa Bem Servir da Ticket, por exemplo. São áreas de fundamental importância para que elas possam conquistar uma melhor vaga de emprego”, finalizou Rafael Brito.