Geral

Casal analisa amostras de água para garantir abastecimento no Sertão

09/04/2015
Casal analisa amostras de água para garantir abastecimento no Sertão
aguatecn

Após análise, Casal vai dar continuidade a operacionalização do Sistema Coletivo do Sertão. (Foto: Divulgação)

    Técnicos da Unidade de Negócio Sertão e da Gerência de Qualidade do Produto (Geqpro), da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), coletaram, nesta quarta-feira (8), amostras de água na Captação Salgado, às margens do Rio São Francisco, e na estação elevatória de água tratada 03, em Delmiro Gouveia, para análise físico-química e bacteriológica.
A coleta tem por objetivo detectar possível alteração na qualidade da água bruta, tendo em vista que a mudança do regime de vazão do Rio São Francisco pode ter causado a eutrofização da captação. Ou seja, um desequilíbrio na composição da água.
A equipe técnica também tomou conhecimento que recentemente houve abertura de comportas do reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso, com limpeza e manutenção de turbinas. Devido a isso, toda a água represada há décadas, desceu rio abaixo ficando retida entre a captação Salgado e a represa de Xingó, em Piranhas.
A companhia está monitorando a água do rio para saber o momento adequado em que será possível operar o Sistema Coletivo do Sertão, que atende as cidades de Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Mata Grande, Canapi e Olho d’Água do Casado e Piranhas.
Enquanto isso, a empresa mantém contato permanente com a Chesf para obter mais esclarecimentos.
Para evitar mais transtorno e como medida preventiva, a Casal suspendeu o abastecimento até a situação do rio voltar  a sua normalidade. Porém, está mantendo o abastecimento da região por meio de carros-pipa.