Geral

Artesanato e paisagens alagoanas inspiram linha de bordados

02/04/2015
Artesanato e paisagens alagoanas inspiram linha de bordados
Artesanato alagoano sempre chama a atenção do mundo por sua beleza e traço sem igual. (Foto: Felipe Medeiros/Arquivo)

Artesanato alagoano sempre chama a atenção do mundo por sua beleza e traço sem igual. (Foto: Felipe Medeiros/Arquivo)

As paisagens e o artesanato do Sertão de Alagoas têm sido objetos de inspiração para produções em cenário nacional. Intitulada “Transgressão”, a nova linha de bordados dos designers Aldi Flosi e Zizi Carderari, exposta em São Paulo, apresenta peças confeccionadas por artesãs alagoanas, utilizando como inspiração as paisagens do município de Piranhas e do Rio São Francisco.
Com foco em valorizar as técnicas artesanais e as comunidades locais, os produtos que compõem a coleção foram desenvolvidos através do projeto Fusões e Inserções, fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). Artesãos dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe foram assistidos pelo projeto.
Na última edição da revista Casa Claudia, uma das mais conceituadas do país no segmento arte, decoração e design, a linha foi apresentada como “Joias do Sertão”, destacando as criações genuinamente alagoanas que utilizam como material o bordado e a renda.
Dentre as principais tipologias utilizadas na coleção, destacam-se a renda de bilro, bordado boa noite, redendê e ponto cruz, sendo todas especialidades do artesanato alagoano.
Sob a supervisão dos designers, as peças produzidas pelos artesãos ganham novos conceitos, como cores diferentes e desenhos inovadores. O intuito é modernizar as peças e facilitar a inserção dos produtos no mercado, além de profissionalizar o trabalho dos artistas.
“O trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Turismo é voltado para estimular a produção e valorizar os aspectos culturais presentes no artesanato local, que é reconhecido nacionalmente. A utilização das peças nessa nova coleção é uma prova da qualidade desse trabalho”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.