Cidades

Arapiraca: Doceiras da Baixa do Capim recebem treinamento e melhorias

14/04/2015
Arapiraca: Doceiras da Baixa do Capim recebem treinamento e melhorias

   cozinha2 As mulheres doceiras da comunidade Baixa do Capim, zona rural de Arapiraca, no último sábado (11), ganharam melhorias na sede comunitária local e na cozinha, havendo reparos no forno, exaustores, panelas e telas, onde elas confeccionam seus doces para comercialização com o apoio da Prefeitura.
Segundo o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Baixa do Capim, Rodrigo Barbosa, no último dia 28 o grupo  iniciou um treinamento de “Bolo de Macaxeira” com a graduante do curso técnico de Agropecuária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Fernanda Costa.
Os doces delas vão para 36 instituições que trabalham com população de risco de segurança alimentar e nutricional, cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal.

    Plantando sonhos

O sonho de 38 mulheres agricultoras familiares da comunidade Baixa do Capim, zona rural de Arapiraca, está sedimentado, crescendo e dando frutos, literalmente.
Um projeto está dando novas perspectivas para as famílias da localidade, com o plantio de mudas de mamão. Por meio delas, são feitos os Doces d’Agreste.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha e o apoio direto da Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias municipais de Agricultura (Semag), de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS), com a Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa), e Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), as mudas foram plantadas na semana passada com auxílio do engenheiro agrônomo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Satuba, Antônio Madalena.
Tendo aprovação do projeto junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as agricultoras terão um total de R$ 303.944 para ser gasto até este ano.