Geral

Alagoas investe na recuperação do cultivo de milho para garantir demanda

18/04/2015
Alagoas investe na recuperação do cultivo de milho para garantir demanda
Produtores rurais participaram do encerramento do Dia de Campo, em São Miguel; iniciativa do Governo visa incentivar ampliação da cultura do milho (Foto: Dennis Calheiros)

Produtores rurais participaram do encerramento do Dia de Campo, em São Miguel; iniciativa do Governo visa incentivar ampliação da cultura do milho (Foto: Dennis Calheiros)

Um dia de campo sobre maquinário e pulverização encerrou, nesta sexta-feira (17), o curso sobre avanços tecnológicos para o plantio do milho, na Fazenda Santo Antônio, em São Miguel dos Campos. A aula prática contou com a participação de cem produtores rurais e técnicos do setor agrícola de Alagoas. Com a iniciativa, o Governo pretende recuperar o cultivo do milho em Alagoas, que atualmente produz cerca de 25 mil toneladas, número abaixo da demanda de consumo local, que é de 450 mil toneladas ao ano.
O curso é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A capacitação foi realizada em dois módulos. O primeiro consistiu de aula teórica nas cidades de Maceió e Arapiraca. O segundo, de aula prática em São Miguel dos Campos.
O dia de campo abordou a parte da mecanização (plantio, pulverização e regulagem de máquinas), sob orientação das empresas ligadas ao setor agropecuário e técnicos da Embrapa.
Para a engenheira agrônoma, Graça Vieira, a iniciativa da Seapa vai proporcionar uma melhoria no trabalho junto aos produtores rurais. “Atualmente estamos nos preparando para o plantio do milho e esse curso surgiu na hora certa. A partir dele vamos poder oferecer uma assistência técnica mais qualificada”, ressalta a engenheira agrônoma, responsável pelo acompanhamento técnico de 200 produtores rurais em Palmeira dos Índios.
O técnico da Embrapa, Paulo de Albuquerque, avalia que com o curso, o programa de cultura do milho em Alagoas ganhará um novo incentivo. “Seu cultivo tem tudo para crescer, porque todos os elos da cadeia produtiva estão envolvidos: o produtor, o Estado, as prefeituras, as revendedoras de máquinas e insumos. Temos tudo para avançar no processo”.
A previsão é que novos treinamentos sobre o cultivo do milho sejam realizados durante este ano.

Estudos

A Secretaria de Agricultura vai implantar três áreas de pesquisas sobre o milho em Alagoas. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Embrapa e surgiu a partir do curso sobre avanços tecnológicos no plantio do produto.
Os três locais de pesquisas serão as cidades de Capela, Arapiraca e Santana do Ipanema. Os estudos têm previsão de durar três anos.
Além de desenvolver pesquisas nos três municípios, a Seapa também vai implantar quatro áreas de parcelão em Capela, Campo Alegre, Arapiraca e São Miguel dos Campos.
Os locais serão utilizados pelas empresas de maquinários, sementes e insumos e servirão para demonstração de material que elas têm a oferecer aos produtores rurais.
O evento teve o apoio da Fazenda Santo Antônio, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e das empresas Semear, Coagro, Tecampo, Terra, Rural, New Holland e Pemagri.