Geral

Agência de Fomento discute linhas de financiamento para APLs

08/04/2015
Agência de Fomento discute linhas de financiamento para APLs
APL de Mandiocultura pode ser um dos beneficiados. (Foto: Michel Rios/ Acervo Secom-AL)

APL de Mandiocultura pode ser um dos beneficiados. (Foto: Michel Rios/ Acervo Secom-AL)

  Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Fundação de Amparo a Pesquisa (Fapeal) e Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação discutiram, nesta terça-feira, 7, as possibilidades de elaboração de projetos que permitam editais e linhas de financiamento diferenciado, com ou sem reembolso, para os Arranjos Produtivos Locais – APLs – inclusive o de Tecnologia da Informação.
Antonio Pinaud, diretor presidente da Desenvolve, entende como pertinente a comunicação entre os APLs tradicionais e os voltados para a área tecnológica. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pablo Viana, defendeu, por sua vez, a integração entre setores como o da agricultura familiar, as feiras livres e demais áreas importantes para a economia de Alagoas.
Um contato prévio com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, para tratar exclusividade sobre a integração dos APLs foi adiantado com o diretor presidente da agência de fomento alagoana – ainda sem data para ocorrer.
“É muito importante a interseção entre um APL tradicional e outro de conteúdo tecnológico, que juntos representem uma das bases para a inovação tecnológica no território” destacou Pinaud.
O presidente da Desenvolve sinalizou, ainda, que essa interseção pode ser o primeiro passo para estabelecer o design como ferramenta estratégica e, consequentemente, para o sistema de informação com base na fonte cultural. “A interseção entre os APLs tradicional, de conteúdo tecnológico e de conteúdo criativo favorecem a criação de oportunidades no Estado de Alagoas”, finalizou Pinaud, encerrando o encontro que teve ainda a participação do diretor presidente da Fapeal, Fábio Guedes.