Geral

Vinícius Maia Nobre abre ciclo de palestras no CREA

13/03/2015
Vinícius Maia Nobre abre ciclo de palestras no CREA

 1 (30)   Você sabia que a construção da ladeira Geraldo Melo, ligação entre o bairro do Poço com o Farol, um dos principais pontos de tráfego da cidade de Maceió, foi realizada pelo engenheiro civil Vinicius Maia Nobre? A informação veio dele mesmo na palestra ‘Evolução Urbana de Maceió: Ontem e Hoje’, ministrada ontem (12), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL). Acertos e erros de várias obras executadas ao longo de muitas décadas na nossa capital, como também comentários sobre possíveis grandes construções que estão projetadas para Maceió foram debatidos no evento.
Profissionais e estudantes ligados ao Sistema Confea/Crea, como também os arquitetos, tiveram a honra de assistir quase três horas de palestra. Respeitado, e uma referência como pesquisador e profissional da área da construção civil, o ex-professor Vinícius Maia Nobre, de 86 anos, destacou seus principais trabalhos e mostrou como a infraestrutura de Maceió foi crescendo sem planejamento em seus últimos anos.
O projeto do emissário submarino, do estádio de futebol Rei Pelé e a construção da ladeira Geraldo Melo (que ficou conhecida como ladeira da rodoviária), no bairro do Farol, são algumas das grandes obras assinadas pelo engenheiro e professor.
Vem aí mais eventos – Fernando Dacal, presidente do Crea Alagoas, destacou o vasto currículo de Vinícius Maia Nobre e garantiu que outros eventos acontecerão no auditório do conselho. “Nossa intenção é trazer mais conhecimentos para os estudantes e profissionais do sistema através das palestras técnicas”.
Segundo Dacal, o próximo evento será dia 9 de abril, em comemoração ao “Dia da Engenharia”, que acontece em 10 de abril. “Teremos um painel com as presenças do professor e ex-reitor da Ufal, Fernando Gama, do engenheiro civil e professor de engenharia de tráfego (docente da Ufal) Alberto Rostand Lanverly, e mais uma vez com o professor Vinicius Maia Nobre para falar sobre a história da Engenharia em Alagoas a partir dos anos 50”, disse.