Geral

Secretária Rosinha tem trajetória na busca pela inclusão social

09/03/2015
Secretária Rosinha tem trajetória na busca pela inclusão social

Rosinha quer implantar política pública voltada para a pessoa com deficiência. (Foto: Divulgação)

Rosinha quer implantar política pública voltada para a pessoa com deficiência. (Foto: Divulgação)

Formada em Direito, funcionária concursada do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT 19 – sediado em Maceió/AL), casada, 42 anos, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas, Rosinha da Adefal, é exemplo de superação. Ela teve paralisia infantil aos dois anos de idade e na adolescência foi atleta de natação.
Sentindo na pele a dureza da vida, mas com o olhar voltado para as dificuldades que enfrentam as pessoas que têm uma deficiência, ela iniciou sua luta pela inclusão social na Associação de Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), na década de 90.
Dinâmica e sempre atuante na luta por políticas públicas inclusivas das populações mais vulneráveis, Rosinha foi vereadora por Maceió, em 2008, e deputada federal na eleição de 2010.
Atualmente, como ela costuma afirmar, está secretária de Estado. Na pasta da Mulher e dos Direitos Humanos, juntamente com o governador Renan Filho, irá implantar a Superintendência da Pessoa com Deficiência.
Na Câmara Federal, Rosinha exerceu a função de procuradora especial da mulher e teve participação efetiva em diversas comissões durante sua legislatura.
Dentre elas, a de Seguridade Social e Família, de Direitos Humanos e Minorias, Educação Sem Uso de Castigos Corporais e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Atuou como presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência, e integrou a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI), que em 2012 investigou a violência contra a mulher, e inclusive realizou, na época, audiência pública em Alagoas.