Geral

Secretaria de Saúde leva ações para moradores do conjunto Selma Bandeira

12/03/2015
Secretaria de Saúde leva ações para moradores do conjunto Selma Bandeira
Além de aferição de pressão e testes de glicemia, foram proferidas palestras educativas e repassadas dicas de nutrição e saúde (Fotos: Olival Santos)

Além de aferição de pressão e testes de glicemia, foram proferidas palestras educativas e repassadas dicas de nutrição e saúde (Fotos: Olival Santos)

   A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (12), no conjunto Selma Bandeira, uma ação de saúde e cidadania. O evento foi realizado em parceria com a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Prefeitura de Maceió e Faculdade Estácio de Sá.
Idealizado pela Polícia Militar de Alagoas, o plano de ação é voltado para as bases comunitárias, levando às comunidades de Maceió diversos serviços de utilidade pública. Além de aferição de pressão e testes de glicemia, foram proferidas palestras educativas e repassadas dicas de nutrição e saúde.
Durante a ação, o representante da Diretoria de Promoção à Saúde da Sesau, Eloy Yanes, explicou que a iniciativa leva às comunidades carentes de Maceió serviços importantes. Com esse projeto é assegurada cidadania e a população é orientada sobre prevenção de problemas de saúde, dengue e segurança no trânsito.
“Nós contamos com o apoio dos acadêmicos da Faculdade Estácio de Sá, que não apenas realizam os testes de pressão e glicose, mas orientam a população sobre prevenção e boa nutrição”, destacou Eloy.
Os alunos foram supervisionados pela professora Marta Cavalcante. Ela lembrou que a atuação junto às comunidades é uma experiência importante para os alunos, que têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos melhorando, a sua formação acadêmica.

Acesso à Saúde

A moradora do Conjunto Selma Bandeira, Cláudia Oliveira, levou as netas para solicitar seus documentos de identificação. Ela aproveitou para realizar os testes de pressão e glicemia oferecidos. “Estou muito contente com a ação e espero que ela se repita”, ressaltou.
Já a dona de casa Marta da Silva, evidenciou que a iniciativa melhora a relação dos moradores com a corporação da PM/AL. “É sempre válido para todos lembrar que a Polícia Militar representa mais do que o combate ao crime e que pode participar positivamente da vida da comunidade”, destacou.
Durante a ação, o comandante da Base Comunitária, sargento Hamilton Elizário, afirmou que foram atendidas cerca de 500 pessoas durante o evento. “O plano de ação segue nas Bases Comunitárias de Maceió. O próximo evento será realizado na Base Comunitária do Eustáquio Gomes, no dia 19”, lembrou.