Geral

Programa de combate às drogas firma nova relação com comunidade

28/03/2015
Programa de combate às drogas firma nova relação com comunidade
Proerd é um orgulho para a corporação da PM e para Alagoas; tenente-coronel Valdenize Ferreira é exemplo a ser seguido. (Foto: Adailson Calheiros)

Proerd é um orgulho para a corporação da PM e para Alagoas; tenente-coronel Valdenize Ferreira é exemplo a ser seguido. (Foto: Adailson Calheiros)

    O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) lança, nesta segunda-feira (30), o Proerd Comunitário, durante a solenidade marcada para às 9h30, no auditório da Academia de Polícia Militar (APM), no Trapiche da Barra.
A nova modalidade de currículo comunitário é voltada para pais ou responsáveis pelos alunos que já realizaram ou que estão realizando o curso do Proerd nas escolas da rede de ensino.
A ocasião contará com as presenças do secretário da Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; do comandante-geral da PM, coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Junior; dos policiais militares que se encontram realizando o Curso de Aperfeiçoamento para Sargentos (CAS) e o Curso de Habilitação para Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE); além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e outras instituições.
O curso voltado para os pais e responsáveis possui um currículo com orientações a fim de auxiliá-los na educação dos filhos através de aulas dinâmicas, com reflexões feitas por especialistas e relatos de experiências vividas por pais e jovens, assim como atividades didáticas para assimilação dos conteúdos.
Conforme a proposta metodológica, o currículo comunitário será ministrado uma vez por semana por policiais militares habilitados com o curso específico e terá cinco encontros.
Para os militares que estão nos cursos do CAS e CHOAE será concedida prioridade para iniciarem o curso, como explica a coordenadora do Proerd em Alagoas, tenente-coronel Valdenize Ferreira.
“Estes militares também são pais, além de agentes da lei, por isso devem ser os primeiros a ser capacitados, haja vista lidarem diariamente com fatos relacionados à família. Instituições diversas já solicitaram a realização do curso e também serão atendidas conforme a disponibilidade”, ressaltou Valdenize.

 Proerd

O Proerd é um programa que foi desenvolvido nos Estados Unidos, chegando ao Brasil em 1992, primeiramente no Rio de Janeiro. Atualmente existe em mais de 64 países. Em Alagoas está em seu 13º ano e já conta com mais de 100 mil estudantes formados. O atual efetivo do Proerd alagoano possui 17 instrutores que se dividem entre as escolas da capital e do interior.