Geral

Programa de coleta seletiva é lançado para pôr fim aos lixões em Alagoas

31/03/2015
Programa de coleta seletiva é lançado para pôr fim aos lixões em Alagoas

  SemarhColeta  A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou, na manhã desta segunda-feira (30), o programa de coleta seletiva e o website (www.residuossolidos.al.gov.br) voltado para a política de resíduos sólidos. O lançamento aconteceu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), que recebeu secretários de meio ambiente, prefeitos e representantes dos consórcios públicos.
O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, explicou que a coleta seletiva vai contribuir efetivamente com os municípios porque o Estado vai trabalhar a questão da educação ambiental, um mecanismo importante para dar o tratamento adequado ao lixo orgânico e reciclável que é produzido.
“Educação ambiental está inserida dentro da coleta seletiva porque é a base desta política pública. Antes mesmo de falar em construção de aterros sanitários, haveria a necessidade de dialogar com os municípios sobre a educação ambiental. O Estado está recuperando este trabalho que já deveria ter sido implantado em Alagoas”, justificou Alexandre Ayres.
O secretário assegurou aos gestores municipais que o Estado atuará como um parceiro, empenhado na eliminação dos lixões em Alagoas. “É determinação do governador Renan Filho dar aos municípios alagoanos apoio na construção dos aterros sanitários. Sabemos o quanto é difícil construir e manter um aterro, no entanto, será preciso empenho das prefeituras e do governo colocar este planejamento em prática”, destacou Ayres.
Após a explanação do secretário de Meio Ambiente, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas, Marcius Beltrão, assinou o termo de adesão do programa relativo à coleta seletiva. O Conisul tem entre seus associados 14 municípios. As prefeituras interessadas em aderir ao programa devem procurar a Semarh.

    Website

Com o propósito de sanar dúvidas e contribuir com o planejamento da política de resíduos sólidos no Estado, a Semarh lançou nesta segunda-feira o website com esta temática.
A diretora de Planejamento da Semarh, Elaine Melo, explicou qual o objetivo do site e como a sociedade conseguirá informações.
“Este instrumento servirá como forma de acompanhamento das ações e atividades de gestão e gerenciamento de resíduos em todo estado. A sociedade poderá acompanhar a elaboração de programas e projetos, além de saber como estão sendo executados, podendo ficar mais próximos das discussões dos planos de gestão e de gerenciamento”, informou Elaine Melo.
Um mapeamento das regiões em Alagoas foi realizado pela Semarh para saber como está sendo descartado o resíduo que é produzido. A partir destas informações, é possível trabalhar a questão da conscientização ambiental. Para conhecer o website basta acessar www.residuossolidos.al.gov.br.