Geral

Prefeitos buscam apoio da Secretaria do Trabalho para melhorar eficácia do Sine

05/03/2015
Prefeitos buscam apoio da Secretaria do Trabalho para melhorar eficácia do Sine
Rafael Brito tem conversado com prefeitos como Joaquim Beltrão, de Coruripe, que deseja melhorar atendimento do Sine em sua cidade. (Foto: Pinehas Furtado)

Rafael Brito tem conversado com prefeitos como Joaquim Beltrão, de Coruripe, que deseja melhorar atendimento do Sine em sua cidade. (Foto: Pinehas Furtado)

Dando prosseguimento ao processo de expansão e execução dos programas da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, recebeu, nesta quinta-feira (5), os prefeitos Rogério Farias (Barra de Santo Antônio), Joaquim Beltrão (Coruripe) e James Ribeiro (Palmeira dos Índios).
Apesar de cada um apresentar uma demanda específica de seu município, um interesse em comum foi percebido no pleito de todos. A necessidade da parceria com a secretaria para promover a qualificação da mão de obra e ampliar a oportunidade de emprego nas cidades.
“Estamos à disposição e conversando com as prefeituras para iniciar e aumentar nossos laços de cooperação a fim de efetivar nossas ações em prol do bem estar da população alagoana, como determinou o governador Renan Filho”, disse Rafael Brito.
Uma das mais importantes cidades do interior, Palmeira dos Índios dispõe há muito tempo do Sistema Nacional de Emprego (Sine), cujo serviço deve ser ampliado com a emissão da carteira de trabalho. O prefeito James Ribeiro tratou ainda da provável transferência da unidade do Sine para uma outra localidade no município.
“Viemos dialogar com o secretário Rafael Brito para que juntos possamos analisar a possibilidade de relocação do posto do Sine para um local mais acessível e com mais comodidade, pois nossa preocupação é atender bem o usuário de Palmeira”, frisou o prefeito.
Já Barra de Santo Antônio deverá ser contemplada em breve com o atendimento do Sine Móvel. Foi o que ficou acertado na reunião com Rafael Brito e o prefeito Rogério Farias.
“Nosso município é pequeno, mas com uma grande demanda de jovens que precisam se capacitar e obter oportunidade de emprego, por isso, viemos estabelecer um cronograma de pauta para a secretaria implementar seus programas em nossa cidade”, ressaltou Farias.
Referência do Litoral Sul do Estado, Coruripe é uma das 12 cidades do interior que possuem posto do Sine. Para dar um atendimento mais humanizado ao cidadão do município, o prefeito Joaquim Beltrão discutiu com o secretário do Trabalho sobre a possível mudança de endereço da unidade do Sine.
“Nosso intuito é levar para mais próximo do Centro o posto do Sine visando facilitar o acesso das pessoas que precisam dos serviços do Sistema como emissão de carteira, seguro desemprego entre outros”, destacou Beltrão.

    Cursos

Diante dos prefeitos, Rafael Brito reforçou a importância dos municípios na participação dos cursos nas áreas de informática e alimentação ofertados pela Microsoft e Ticket, através de um convênio entre o governo de Alagoas, Secretaria do Trabalho e as empresas citadas.
“É fundamental que as prefeituras participem dos cursos, pois são gratuitos e fáceis de fazer, promovendo a capacitação da mão de obra local para qualificação do mercado de trabalho”, lembrou Rafael Brito.