Geral

Prazo para inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática encerra terça

28/03/2015
Prazo para inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática encerra terça

Olimpíada é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área (Foto: Valdir Rocha)

Olimpíada é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área (Foto: Valdir Rocha)

   Termina na próxima terça-feira (31) o prazo para professores e diretores efetuarem inscrições na 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), pelo site www.obmep.org.br.
Uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a OBMEP é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com o objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, além de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
Para efetuar as inscrições, basta informar o código do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) da unidade escolar com respectivo endereço, dados do responsável e o número de alunos matriculados em cada ano/turma.

    Perspectivas

De acordo com o coordenador da Olimpíada em Alagoas e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Adelailson Peixoto da Silva, das 800 das escolas previstas para participar em todo o estado, mais de 60% já garantiram a participação dos seus estudantes. Ele chama atenção das escolas que ainda não efetuaram sua inscrição para que não percam o prazo.
“É uma oportunidade imperdível aos estudantes da rede pública. Os medalhistas, além de garantirem de imediato uma bolsa pública, receberão uma formação diferenciada, oferecida pela Ufal e, após o ingresso na Universidade, também recebe bolsa, da graduação ao doutorado, caso opte pela carreira acadêmica, independente do curso”, ressalta.
Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

    Preparação

Ratificando a importância da Olimpíada para o alcance de melhores índices educacionais, o diretor de Educaçao Básica da Secretária de Estado da Educação (SEE), Ricardo Lisboa, destaca o papel estratégico da escola neste processo, desde a responsabilidade pela inscrição à mobilização de toda comunidade escolar para a preparação dos estudantes em cada etapa.
“Já foi comprovado que as escolas com melhores resultados são aquelas que conseguem se mobilizar em torno do projeto, que formam grupos de estudos, o que é fundamental para essa área. É uma oportunidade para a escola desenvolver uma ação efetiva para o ensino e para a aprendizagem da matemática”, afirma.

    Premiação 2014

Na edição 2014 da OBMEP, Alagoas teve 412 estudantes premiados. Destes 412, 112 são alunos da rede pública estadual que alcançaram, respectivamente, uma medalha de prata, 23 de bronze e 88 menções honrosas pela participação no evento. A premiação desta 10ª edição será realizada entre os meses de junho e julho deste ano.
As provas da primeira e segunda fase da OBMEP 2015 estão previstas, respectivamente, para os dias 2 de junho e 12 de setembro.