Geral

Litoral Norte de Alagoas é destaque por suas praias e tranquilidade

02/03/2015
Litoral Norte de Alagoas é destaque por suas praias e tranquilidade
Praia de Japaratinga e Maragogi (Fotos: Arquivo SECOM)

Praia de Japaratinga e Maragogi (Fotos: Arquivo SECOM)

    Nos primeiros dois meses do ano, foi possível apreciar as peculiaridades e exuberâncias do litoral norte de Alagoas por meio de publicações, que têm se tornado cada vez mais frequentes na imprensa nacional e internacional especializada em turismo, esporte, aventura e lazer.
Privilegiadas pela natureza com belas praias de águas mornas e variados tons de verde e azul, piscinas naturais, falésias, coqueirais, manguezais, dunas esses fatores paradisíacos atraem viajantes, e admiradores do mundo inteiro.
A revista Claudia, na edição de fevereiro deste ano, trouxe um editorial, produzido pela jornalista Adriana Setti, que aponta a praia de São Miguel dos Milagres, entre as seis mais “perfeitas para todos os verões”.
A “polinésia brasileira” que fica na área da Costa dos Corais – que possui a segunda maior formação de corais do mundo, atrás apenas da grande barreira da Austrália – garantiu seu lugar de destaque mundial quando conquistou a 6ª posição dentre outros destinos mundiais e foi a única praia brasileira citada pela reportagem.
Além de sugerir o percurso da Rota Ecológica, o editorial também faz referência às praias do Toque e a praia do Patacho, que foi, também, recentemente citada pelo Guia da revista Quatro Rodas entre as dez praias mais bonitas do Brasil.
Na semana passada, o site de viagens TripAdvisor divulgou o resultado da premiação Traveller’s Choice 2015, onde a praia das Galés, em Maragogi, ocupa o sétimo lugar entre os 25 melhores destinos litorâneos do Brasil. A lista é divulgada anualmente, após pesquisa com usuários e turistas entrevistados no ano anterior. Segundo a pesquisa, 91% dos avaliadores classificaram o destino como excelente.
O nosso “Caribe Brasileiro” possui piscinas naturais rasas em alto mar, consideradas as maiores do estado.Em plena Costa dos Corais, as águas mornas da região são o habitat perfeito para peixes, crustáceos e moluscos de diversas espécies.
A praia do Toque,em São Migueldos Milagres, foi classificada pelo jornal britânico The Guardian, no início do ano, entre as três mais belas do Brasil. Com apenas um quilômetro de extensão de areias brancas, as piscinas naturais de águas claras verdejantes, abrigam recifes repletos de corais coloridos. Um verdadeiro jardim de coqueiros, rodeado por montanhas que reflete um cenário paradisíaco, morada do sossego e da tranquilidade.

    Turismo submarino

No site UOL, é possível encontrar um roteiro de destinos alagoanos selecionados exclusivamente para os amantes do mergulho. Entre os dez pontos sugeridos, metade deles fica no litoral norte: Carro Quebrado com suas falésias de areias coloridas; São Miguel dos Milagres e seus coqueirais, manguezais e recifes; Porto de Pedras com as belíssimas praias de Patacho, Tatuamunha e Crôa do Tubarão; Japaratinga percuso obrigatório para a Rota Ecológica e Maragogi que oferece aos seus visitantes um passeio de barco até Galés.
Em virtude desse “marketing” positivo que a região norte vem conquistando na imprensa nacional e internacional, o número de visitantes tem aumentado consideravelmente, gerando renda e atraindo uma série de novos hotéis, restaurantes e pousadas para garantir hospedagem com conforto em todas as estações do ano.
“Há alguns anos que nós não sentimos os efeitos da baixa temporada. Nossa ocupação tem sido bastante linear durante o ano inteiro” comemora Heverlane Carlos, proprietária de uma pousada à beira mar de Maragogi.
Vale ressaltar ainda que a culinária a base de peixes e frutos do mar é uma especialidade da região. Todo esse destaque em revistas, sites e televisões proporciona visibilidade do potencial turístico do litoral Norte de Alagoas, consolidando-o como cenário paradisíaco agora, mais que nunca, reconhecido pelo mundo afora.