Geral

Lago da Perucaba, em Arapiraca, recebe 200 mil alevinos

26/03/2015
Lago da Perucaba, em Arapiraca, recebe 200 mil alevinos
Os alevinos são das espécies piau, xira, piabas e matrinxã, que são criados em laboratório e cativeiro no centro de tecnologia da Codevasf, em Penedo (Fotos: Davi Salsa)

Os alevinos são das espécies piau, xira, piabas e matrinxã, que são criados em laboratório e cativeiro no centro de tecnologia da Codevasf, em Penedo (Fotos: Davi Salsa)

Duzentos mil alevinos foram colocados, nesta quinta-feira (26), no Lago da Perucaba, um dos cartões postais de Arapiraca. O peixamento faz parte das atividades que vêm sendo realizadas em comemoração ao Dia Mundial da Água, que transcorre nesta sexta (27). Estudantes de escolas públicas e particulares do município acompanharam o peixamento.
Os alevinos são das espécies piau, xira, piabas e matrinxã, que são criados em laboratório e cativeiro no centro de tecnologia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Penedo.
O superintendente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, destacou que as atividades estão sendo realizadas desde o domingo (22), em Maceió e nas cidades de Jequiá da Praia, Penedo e Arapiraca. A programação inclui palestras e peixamentos, entre outras ações educativas e de conscientização ambiental.
“É muito importante a presença dos jovens, para que eles possam ser os multiplicadores desse trabalho que tem por finalidade maior sensibilizar as pessoas acerca dos cuidados com o meio ambiente e os nossos recursos minerais”, disse Gustavo Lopes.
Antes do peixamento, os engenheiros-agrônomos Fernando Veras e Hugo Pedrosa proferiram palestras para os estudantes e convidados. As palestras ocorreram no Planetário Municipal e Casa da Ciência, próximo ao lago.
As atividades são organizadas em parceria entre o IMA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Codevasf e Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).
Acompanharam a atividade, o superintendente do IMA, Gustavo Lopes, o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, o assessor especial da Governadoria do Agreste, Josenildo de Souza, representantes da Codevasf, além de estudantes.