Geral

Intercâmbio gera conhecimento para Arranjos Produtivos Locais

18/03/2015
Intercâmbio gera conhecimento para Arranjos Produtivos Locais
Vale do Mundaú possui a maior produção de laranja lima em proporção territorial do Brasil (Foto: Michel Rios – Arquivo)

Vale do Mundaú possui a maior produção de laranja lima em proporção territorial do Brasil (Foto: Michel Rios – Arquivo)

Uma atividade diferenciada marcou, na manhã desta quarta-feira (18), a relação entre os Arranjos Produtivos Locais (APLs). Os grupos de Horticultura e Fruticultura no Agreste fizeram uma visita técnica à região da Fruticultura no Vale do Mundaú. Na oportunidade, os produtores rurais e técnicos conheceram as principais técnicas de manejo e a estrutura da região.
Durante o encontro, os visitantes se aprofundaram sobre o modelo de produção do Vale do Mundaú, onde há a maior produção de laranja lima em proporção territorial do Brasil. Duas fábricas de beneficiamento existentes na região também estiveram no roteiro do intercâmbio, bem como a trajetória desde a idealização até a construção e funcionamento dos empreendimentos.
A visita ao território ainda passou por uma Unidade Demonstrativa. No total, existem 12 na região, que são voltadas a promover novas técnicas e fortalecer a cultura da banana e da laranja. As cidades de Santana do Mundaú, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha e Ibateguara são as principais beneficiadas com essas estruturas.
Para a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, esse momento é enriquecedor para todos os participantes. “É uma oportunidade de mostrarmos o que vem sendo feito na região e também ter noção de como é a produção em outros lugares. A intenção maior é trabalhar os potenciais dos dois grupos para uma melhor troca de experiências”, enfatiza.
Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) integram o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae.