Geral

Inclusão produtiva rural é apontada como saída para melhoria dos índices de desenvolvimento

27/03/2015
Inclusão produtiva rural é apontada como saída para melhoria dos índices de desenvolvimento
Escoamento da produção da agricultura familiar é uma ação tida como prioritária. (Foto: Divulgação)

Escoamento da produção da agricultura familiar é uma ação tida como prioritária. (Foto: Divulgação)

  A busca por ações integradas para a elaboração de uma agenda nacional de enfrentamento aos baixos índices de desenvolvimento social encontrados em diferentes regiões do país foi tema do encontro entre o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional/MDS, Arnoldo Anacleto de Campos, e os gestores das secretarias estaduais de Agricultura, Saúde , Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Reunidos na Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura, nesta quinta-feira (26), o grupo discutiu os meios para a redução da pobreza, por meio da inclusão produtiva rural e da segurança alimentar. “Precisamos compreender as prioridades e a capacidade do Estado para estabelecer parcerias eficientes. Nosso foco é a melhoria dos indicadores da área social”, explicou Anacleto.
Segundo o representante do MDS é fundamental que as políticas públicas sejam articuladas entre si para que os resultados sejam potencializados. “Nosso propósito é desenhar o mapa da pobreza e a partir daí visualizar soluções compartilhadas. Juntos poderemos direcionar os programas disponíveis para os territórios de maior pobreza, alavancando o desenvolvimento da região e do próprio estado”, emendou o secretário nacional.
A organização de um circuito de compra local e institucional para escoamento da produção da agricultura familiar – que reúne mais de 4 mil agricultores em Alagoas-  foi apontada como prioritária para o fortalecimento da produção e da economia. “Precisamos cruzar capacidade produtiva com a demanda. Outro ponto importante é a capacitação por meio da assistência técnica. A agricultura familiar produz mais e com maior qualidade, mas a logística precisa ser aprimorada ”, enfatizou o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
Uma das metas estabelecidas durante a reunião é o levantamento das demandas das secretarias, no que se refere à capacidade de absorção da produção agropecuária local. Itens como volume de produção, preço e disponibilidade serão mapeados. O passo seguinte é verificar os dispositivos legais que permitem a aquisição da produção por parte das instituições públicas.