Geral

Governo e setor industrial definem estratégias para o desenvolvimento econômico

05/03/2015
Governo e setor industrial definem estratégias para o desenvolvimento econômico
Secretária Jeanine Pires e o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, elencaram pontos que podem avançar e gargalos que devem ser resolvidos para alavancar a economia de Alagoas  (Foto: André Palmeira)

Secretária Jeanine Pires e o presidente da Fiea, José Carlos Lyra, elencaram pontos que podem avançar e gargalos que devem ser resolvidos para alavancar a economia de Alagoas
(Foto: André Palmeira)

    As principais demandas e estratégias para o crescimento do setor produtivo em Alagoas foram discutidas nesta quinta-feira (5), durante reunião entre a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra. O encontro aconteceu na sede da Fiea e contou com a presença de representantes de setores da economia alagoana.
Com o propósito de mapear as necessidades das empresas que estão em Alagoas, sejam elas da área de indústria, comércio ou serviços, Jeanine Pires tratou sobre eixos prioritários como infraestrutura e legislação. A modernização do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), o fortalecimento da rede de distribuição de energia, logística para o escoamento da produção e alternativas para atrair novos empreendimentos foram alguns dos temas da reunião.
“É um entendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do governador Renan Filho que precisamos estabelecer uma parceria contínua com os empresários locais. Criar um ambiente favorável para a chegada de novos empreendimentos e estimular aqueles já existentes são ações capazes de mudar os principais indicadores do estado, levando em consideração a capacidade de geração de emprego e renda e o impacto na economia do Estado ocasionado pelo investimento do setor privado”, avalia a secretária Jeanine Pires.
O presidente da Fiea, José Carlos Lyra, elencou alguns gargalos e oportunidades para o setor industrial local, ressaltando a importância de estimular o desenvolvimento das cadeias produtivas em Alagoas, qualificar a mão-de-obra e solucionar problemas estruturais que impedem o crescimento de determinados negócios, o que impacta diretamente na receita do estado.

Workshops

A secretária ainda apresentou na reunião uma proposta para a realização de encontros de trabalho com o setor produtivo, para captar a percepção dos principais atores dos diversos segmentos. Os workshops, previstos para acontecerem no mês de abril, seriam divididos nas áreas de indústria, comércio e turismo, com o propósito de identificar os diferenciais competitivos, desafios a serem vencidos a partir das dificuldades percebidas, soluções para esses desafios e sugestões de inovação.
“Ao final de cada encontro, um documento será gerado para a segunda etapa, que consiste na realização de workshops com a presença do governador Renan Filho. A partir disso, todas as diretrizes e um plano de trabalho com ações a curto, médio e longo prazo seriam definidos para alcançarmos resultados significativos”, completa a secretária Jeanine Pires.