Geral

Governador inaugura escola de tempo integral, modelo para AL

16/03/2015
Governador inaugura escola de tempo integral, modelo para AL
Após a cerimônia de inauguração, o governador fez questão de visitar todos os espaços da unidade de ensino médio. Conversou com professores e alunos (Fotos: Márcio Ferreira)

Após a cerimônia de inauguração, o governador fez questão de visitar todos os espaços da unidade de ensino médio. Conversou com professores e alunos (Fotos: Márcio Ferreira)

Nesta segunda-feira (16), a rede estadual de ensino de Alagoas vive um momento histórico: a inauguração da primeira escola de tempo integral. A unidade Marcos Antônio Cavalcanti Silva, localizada no Benedito Bentes (o bairro mais populoso da capital), vai – além de trazer a grade acadêmica – oferecer cursos que aproximem o jovem do mercado de trabalho.
O governador Renan Filho participou da cerimônia de inauguração e explicou a proposta. “Queremos criar aqui um modelo que permita ao aluno ficar mais tempo na escola e, ao concluir o segundo grau, saia já com o curso profissional para que ele tenha mais facilidade de acesso ao mercado. Alagoas precisa garantir a empregabilidade do seu jovem”, afirmou.
O ensino em tempo integral deverá ser replicado em outras regiões do Estado. “Esse é o modelo de Alagoas. É um modelo que já deu certo em outros lugares do Brasil. Nós fizemos alguns aperfeiçoamentos. Estamos recebendo aqui representantes do MEC [Ministério da Educação] para observar a experiência, que será implantada em mais lugares”, assegurou.
Esteve presente à solenidade, o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palácios. O chefe do Executivo ressaltou a parceria entre União e Estado. “Alagoas precisará em todos os momentos do Ministério da Educação para que nós implantemos o projeto de transformação que este Estado precisa. Essa escola mesmo foi construída com recursos do governo federal”, observou.
Após a cerimônia de inauguração, o governador fez questão de visitar todos os espaços da unidade de ensino médio. Conversou com professores e alunos. Destes, pediu compromisso. “Estudem. A escola de tempo integral exige muito do estudante; sejam esforçados”, aconselhou a um grupo de jovens.
Entre os adolescentes, Larissa dos Santos, 15, admitiu que saiu da escola onde estudava por apostar que numa instituição de tempo integral teria mais oportunidades. “Aqui são os dois horários. É a primeira vez que nós temos essa chance. Acredito que vou aprender mais”, contou.
Renan Filho destacou ainda que essa será a primeira unidade do Estado a ter professores exclusivos. “Os professores conhecerão a comunidade, estarão somente aqui, com mais tempo de dedicação. Gostaria muito de que todos os professores vivessem essa realidade”, declarou.
A Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti Silva vai atender inicialmente a cerca de 300 alunos, divididos em oito turmas. As aulas seguem, a todo vapor, a partir desta segunda.