Geral

Governador de Pernambuco conhece presídios de segurança máxima de AL

18/03/2015
Governador de Pernambuco conhece presídios de segurança máxima de AL
Experiências do sistema penitenciário alagoano podem nortear construção e gestão de presídios pernambucanos. (Foto: Tércio Cappello/Arquivo)

Experiências do sistema penitenciário alagoano podem nortear construção e gestão de presídios pernambucanos. (Foto: Tércio Cappello/Arquivo)

   O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, participa, nesta quarta-feira, 18, de uma vistoria no novo presídio de segurança máxima da capital alagoana – que deve ser inaugurado no próximo mês. O que trouxe o chefe do Executivo pernambucano a terras alagoanas foi o modelo construtivo e de gestão adotados pelo governo de Alagoas. Câmara ainda analisa a viabilidade de implantação em seu estado.
O secretário-adjunto de Estado da Defesa Social e ressocialização, tenente coronel PM, Marcos Sergio, e o superintendente administrativo do Sistema Penitenciário em Alagoas, major PM Henrique do Carmo, recepcionarão a comitiva pernambucana, às 8h, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Há quinze dias, o secretário da Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, e sua equipe técnica, visitaram o sistema prisional alagoano. Satisfeito com o que encontrou, convidou o governador Paulo Câmara para conhecer de perto as novas unidades penitenciárias de segurança máxima alagoana, além de seu modelo de cogestão administrativa em vigência.
Na ocasião, o superintendente administrativo penitenciário de Alagoas, major Henrique do Carmo, acompanhou o secretário de Justiça do estado vizinho e percebeu o entusiasmo demonstrado por Pedro Eurico ao se deparar com o molde de construção e com o resultado positivo que o repasse do gerenciamento das unidades a uma empresa terceirizada, apresentou em Alagoas.
Segundo o major Henrique do Carmo, sobretudo o que mais chamou a atenção dos gestores pernambucanos foi a agilidade na construção dos módulos, que prevê a entrega em até 270 dias. Outro fator influente na escolha desse modelo foi a disponibilidade de um espaço mais agradável para convivência social.  Para ele, o projeto de ambientalização e o tipo de material utilizado nas obras, garantiram que a circulação de ar fosse favorecida e a proliferação de odores, comum aos lugares fechados, fosse evitada.
“A concepção da estrutura dos presídios de segurança máxima em Alagoas se diferencia pela rapidez na entrega e pela concepção ambiental voltada para a ressocialização dos presos. Não são apenas celas e grades, mas temos ambientes que possibilitam o reeducando estudar, trabalhar e inclusive cuidar da saúde”, esclareceu o major.
O sistema prisional de segurança máxima em Alagoas conta, atualmente, com dois presídios. Um deles foi inaugurado em 2011, em Maceió, com 192 vagas disponíveis. Enquanto que outro fica localizado em Girau do Ponciano, região do Agreste alagoano, em funcionamento desde novembro de 2013 com capacidade para 789 detentos.
Mais duas unidades estão sendo concluídas pelo governo estadual. A ampliação de mais 210 vagas para o presídio feminino em Maceió, além da construção de outro módulo da capital, que será capaz de receber mais de 700 reeducandos, está na cartilha de modernização do sistema penitenciário alagoano – tudo para previsto para este ano de 2015.
O governador Renan Filho receberá o governador pernambucano, Paulo Câmara, e sua equipe, no Palácio República dos Palmares, onde uma coletiva será concedida à imprensa a partir das 10h30, no Salão de Despachos.