Geral

“Fruto de um Esforço”, obra póstuma de José Pinto de Barros é lançado em Palmeira

21/03/2015
“Fruto de um Esforço”, obra póstuma de José Pinto de Barros é lançado em Palmeira
MESA da solenidade de lançamento na Academia Palmeirense de Letras do livro póstumo do ilustre palmeirense José Pinto de Barros

MESA da solenidade de lançamento na Academia Palmeirense de Letras do livro póstumo do ilustre palmeirense José Pinto de Barros


    A Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Arte (APALCA) lançou na última quarta-feira (18), em sua sede o livro “Fruto de um Esforço”, obra póstuma do palmeirense José Pinto de Barros.
O livro foi organizado pela filho do autor Laurita de Barros Ianella (hoje residente na Itália) e pela presidente da Academia palmeirense Isvânia Marques.
José Pinto de Barros foi um ilustre palmeirense galgando diversos postos de destaque em sua vida. Foi vereador no período do mandato de Graciliano Ramos, prefeito de palmeira dos Índios (por seis anos), deputado estadual por duas legislaturas, chegando a presidir o Poder Legislativo alagoano por duas vezes.
A solenidade contou com a presença de diversas personalidades e acadêmicos a exemplo do jornalista e também e escritor Ivan Barros, do médico Márcio Henrique (representando a Câmara Municipal de Vereadores), da Secretária de Cultura Aparecida Costa, representando o prefeito do município James Ribeiro e também do Procurador do Município, o advogado Everaldo Damião.
O escritor Ivan Barros discursou na ocasião enaltecendo a figura carismática de José Pinto de Barros, um político que deixou um legado importante para a cidade de Palmeira dos Índios.
Entre os acadêmicos presentes a oftalmologista Maria José Cardoso Ferro leu trechos de um artigo escrito por José Pinto de Barros e que está inserido na obra coordenada por sua filha.
Outros acadêmicos usaram da palavra e entre discursos e poemas, também elogiaram a postura de homem público do autor da obra póstuma.
Por sua vez, a filha do autor e coordenadora do livro “Fruto de um esforço”, narrou a trajetória para a publicação do livro, inspirada pela descoberta de um sobrinho na internet do sítio eletrônico da Academia Palmeirense, onde uma das cadeiras tem como patrono seu pai.
Laurita, emocionada, descreveu que era o momento de “tirar da gaveta” o manuscrito de José Pinto de Barros, que estava guardado há mais de 28 anos em sua residência na Itália.
No manuscrito, logo no início, havia uma mensagem do desejo do autor em publicar a obra.
Após conseguir o contato da Academia de Letras palmeirense, conversou com a escritora Isvânia Marques que  se prontificou de imediato para colaborar na organização do livro editado pela Editora Graciliano Ramos.
A obra foi lançada também em Maceió e contou com a presença de diversas personalidades do mundo cultural da capital.
A venda dos livros foi   doada à Academia de Letras. Os pontos de venda da obra em Palmeira dos Índios é no Consultório oftalmológico Osório Cardoso, na Rua Pedro Barbosa ao preço de R$20,00 ou na sede da Academia Palmeirense de Letras, na Rua Major Cícero de Góis Monteiro.