Cidades

Estado instrumentaliza IML de Arapiraca com novos equipamentos

07/03/2015
Estado instrumentaliza IML de Arapiraca com novos equipamentos

Equipamentos vão melhorar trabalho do IML em Arapiraca. (Foto: Davi Salsa)

Equipamentos vão melhorar trabalho do IML em Arapiraca. (Foto: Davi Salsa)

  O assessor especial da Governadoria do Agreste, Josenildo de Souza, esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (6), com o diretor do Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca, médico-legista Antônio Carlos Lima Xisto, servidores e funcionários do órgão.
Durante a visita, Josenildo de Souza conheceu de perto os focos cirúrgicos modelo Cmos Drake FLS 200 de teto, instalados na sala de necropsia.
Com mais de 20 anos de fundação, é a primeira vez que o órgão recebe equipamento do gênero, para facilitar o trabalho dos peritos, técnicos e auxiliares nos trabalhos de autópsia nos corpos de vítimas de acidentes, homicídios e mortes naturais.
Cada um possui quatro bulbos, com lâmpadas halógenas em duas cúpulas com articulações variáveis de ângulo, altura e posição, o que possibilita a focalização regulável e grande liberdade de movimentos para atender a toda necessidade cirúrgica das equipes plantonistas.
Josenildo de Souza ficou impressionado com a dedicação da equipe e reafirmou o compromisso do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa com investimentos nos setores da segurança pública, saúde, educação, agricultura, entre outras áreas sociais.
O representante da Governadoria do Agreste também aproveitou o momento para ouvir as demandas e as reivindicações da direção e dos servidores do IML de Arapiraca, a exemplo da ampliação do número de peritos, aquisição de novos freezeres para armazenamento de material e exames de DNA.
Outro investimento anunciado pela direção foi a chegada de duas novas mesas para exames de necropsia que deverão ser instaladas em breve.
Atualmente, o IML de Arapiraca é responsável pelos exames de necropsia em vítimas oriundas de 52 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.