Geral

Escola Marcos Antônio atrai alunos de unidades particulares e do interior

16/03/2015
Escola Marcos Antônio atrai alunos de unidades particulares e do interior
Estudantes tiveram aula inaugural nesta segunda; Milena estudou em Limoeiro de Anadia, Nathalia, em São José da Laje; apaixonado por Matemática, Matheus quer aprimorar estudos na área. Mães afirmam que escola tem tudo para oferecer o melhor para os filhos (Fotos: Valdir Rocha)

Estudantes tiveram aula inaugural nesta segunda; Milena estudou em Limoeiro de Anadia, Nathalia, em São José da Laje; apaixonado por Matemática, Matheus quer aprimorar estudos na área. Mães afirmam que escola tem tudo para oferecer o melhor para os filhos (Fotos: Valdir Rocha)

A comunidade do Benedito Bentes comemorou o início das atividades letivas da Escola Estadual Marcos Antônio em solenidade na manhã desta segunda-feira (16), com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Com 12 salas de aula, vários laboratórios e ampla estrutura, a unidade começou o ano letivo com 280 estudantes em oito turmas: quatro do 1º ano, três do 2º ano e uma do 3º ano do Ensino Médio. Eles terão acesso a pelo menos três cursos profissionalizantes, nas áreas de informática, saúde, turismo e lazer.
Além das aulas regulares e da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes terão acesso a cursos técnicos profissionalizantes no contraturno, o que vai facilitar a entrada dos jovens da região no mercado de trabalho Os cursos foram escolhidos pela comunidade, levando em consideração a procura das empresas por mão-de-obra especializada.

Nova vida na capital

A proposta pedagógica inovadora, com Ensino Médio integrado à educação profissional, atraiu estudantes não só da região do Benedito Bentes, mas também de outros municípios. É o caso das estudantes Milena Ferreira e Nathalia Fernanda da Silva, ambas de 17 anos.
Matriculada no 2º ano do Ensino Médio, Milena estudou, até o final do ano passado, em Limoeiro de Anadia. Com a mudança para a capital este ano, optou pela Escola Marcos Antônio.“A partir de agora só depende da gente, da nossa dedicação aos estudos e das atividades que os professores sugerem”, afirmou.
Já Nathalia, também matriculada no 2º ano, veio de São José da Laje para morar com os avós no bairro da Serraria. “O que mais me atraiu para a escola foi a OFERTA de curso profissionalizante, o que será muito importante para a minha entrada no mercado de trabalho”, disse.

Da particular para a pública

A proposta da unidade de ensino também fez com que jovens do Benedito Bentes deixassem colégios particulares da região pela escola pública.
Para Paulo Sandro Rodrigues Maciel, de 15 anos, a oportunidade de fazer um curso técnico profissionalizante foi o que o fez se matricular na Marcos Antônio. “Até o ano passado, eu estudava em colégio privado aqui do Benedito Bentes, mas pedi transferência para a escola pública, atraído pelo ensino técnico”, contou.
Sua colega de turma, Larissa Gabriela da Silva, de 18 anos, também estudava, até o final do ano passado, numa escola particular, mas optou pela Marcos Antônio por conta do ensino técnico e da proposta pedagógica inovadora. “Além disso, quero usar todo o meu tempo para estudar e me preparar para meu primeiro emprego”, acrescentou.
Para os estudantes, a unidade traz perspectivas positivas quanto ao futuro profissional. “A gente espera crescer e aproveitar as possiblidades que uma educação de qualidade pode oferecer”, afirmou Adherbal Dias de Melo Júnior, de 18 anos, aluno do 1º ano “B”.
Apaixonado por Matemática, o estudante Matheus Santos, de 18 anos, matriculou-se no 3º ano interessado nos cursos da área de exatas, principalmente informática e robótica. “Quero aprimorar meus estudos nessa área, para crescer profissionalmente e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho”, destaca.

Pais aprovam

Para a dona de casa Paula Myesse Tenório Peixoto, mãe da aluna Liandra Letícia, de 16 anos, uma escola em tempo integral tem tudo para oferecer o melhor para a sua filha. “É sempre uma alegria matricular uma filha numa escola nova, com boas instalações e bons professores. Com minha filha estudando aqui, de manhã e à tarde, eu fico muito mais tranquila”, afirmou.
A comerciante Lucineide dos Santos, mãe do aluno Lucas dos Santos Alves, de 17 anos, também estava satisfeita de ter matriculado na primeira escola de tempo integral do Estado. “Ele vai passar o dia estudando, tendo acesso a um curso técnico que pode ajudá-lo a arrumar um bom emprego. Era tudo que eu queria”, afirmou Lucineide.

Seleção de professores

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) divulgou nesta segunda-feira (16) o resultado oficial do processo seletivo para a composição do quadro de professores da Escola Marcos Antônio. Os educadores, que já estão em sala de aula, são servidores efetivos da rede estadual e terão dedicação exclusiva à escola, com carga horária de 40 horas semanais.