Geral

Empresa de apicultura localizada em Fernão Velho conquista prêmio nacional

26/03/2015
Empresa de apicultura localizada em Fernão Velho conquista prêmio nacional
O empresário Mário Calheiros participou de edital da Fapeal e garantiu os recursos para aplicação na transformação da própolis vermelha de Alagoas em uma referência nutritiva e farmacêutica; abaixo, vencedores do MPE Brasil (Foto: Ascom Fapeal)

O empresário Mário Calheiros participou de edital da Fapeal e garantiu os recursos para aplicação na transformação da própolis vermelha de Alagoas em uma referência nutritiva e farmacêutica; abaixo, vencedores do MPE Brasil (Foto: Ascom Fapeal)

A empresa Apícola Fernão Velho, beneficiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), através do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova), é uma das vencedoras da etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – o MPE Brasil, edição 2015. Entre mais de 50 mil empresas inscritas, 113 foram eleitas como finalistas e, ao fim de um ano de avaliação, dez foram premiadas em categorias diversas.
A Apícola Fernão Velho levou o prêmio de Destaque Inovação. De acordo com os avaliadores, a empresa transformou a própolis vermelha de Alagoas em uma referência nutritiva e farmacêutica. Além disso, a empresa também possui produtos de mel gourmet em seu portfólio.

Recursos

A Fapeal concedeu R$ 490 mil à apícola, mediante edital do programa Tecnova, um convênio do Governo do Estado, por meio da Fundação, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A iniciativa concede recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) a micro e pequenas empresas com perfil inovador.
De acordo com o presidente da empresa, o agrônomo Mário Calheiros, o recurso foi utilizado para desenvolver o processo de transformar a própolis em nanopartículas. Isso é importante porque é neste formato que os potenciais clientes nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos preferem comercializar o produto.
Ao ser transformada em pó, a própolis vermelha de Alagoas pode ser envolvida em cápsulas gelatinosas, que quando ingeridas, desencadeiam um processo de liberação controlada no organismo. A forma de nanopartículas também é utilizada por pesquisadores para analisar o perfil físico-químico das substâncias.

Perspectivas

“Fiquei muito feliz quando descobri que enxergamos de antemão a necessidade de nossos futuros consumidores”, avalia Mário Calheiros, que tem feito viagens ao exterior para prospectar clientes em países como Austrália, Estados Unidos, China e Coréia do Sul e Japão, país que é o principal consumidor de própolis no mundo e detém o maior número de patentes de seus derivados, obtidos especialmente a partir da variedade mais comum, a verde. A Fapeal vem apoiando pesquisas sobre mel e própolis em Alagoas desde 2005.
O empresário adianta que, no segundo semestre deste ano, amostras da própolis vermelha de Alagoas serão enviadas para o exterior para testes nos laboratórios dos interessados, e comprovação de suas propriedades únicas, que renderam ao produto o Selo de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e detido pela União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Unipropolis). O produto já é comercializado no Estado em forma líquida, para ser consumido em gotas, ou misturado ao mel.

Destaque Alagoano

Alagoas levou duas das dez categorias premiadas pelo MPE Brasil, que contemplou sete estados do Brasil. A Análise Assessoria Contábil, de Arapiraca, foi a vencedora da categoria serviços. A premiação aconteceu nesta quarta (25), em Brasília.