Geral

Dia da Mulher é comemorado na Secretaria da Tecnologia

05/03/2015
Dia da Mulher é comemorado na Secretaria da Tecnologia
O titular da pasta Pablo Viana fez uma homenagem a cada servidora, entregando uma flor tropical, cedida pela Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagens Tropicais de Alagoas (Comflora), e um cartão de agradecimento e de parabéns pela data

O titular da pasta Pablo Viana fez uma homenagem a cada servidora, entregando uma flor tropical, cedida pela Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagens Tropicais de Alagoas (Comflora), e um cartão de agradecimento e de parabéns pela data

    Esta quinta-feira (5) começou de forma especial para as 19 mulheres que trabalham na Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria Setorial Administrativa e de Gestão de Pessoas organizou uma programação durante todo o expediente.
A abertura contou com avaliação postural feita pelos fisioterapeutas Gladson Lira, Lais Ferreira e Danyele Lira, que em seguida realizaram aula de ginástica laboral. Já o espaço Beleza Mulher, oferecido pelo O Boticário, deu dicas de como cuidar da pele do rosto e ainda maquiou as colaboradoras.
O titular da pasta Pablo Viana fez uma homenagem a cada servidora, entregando uma flor tropical, cedida pela Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagens Tropicais de Alagoas (Comflora), e um cartão de agradecimento e de parabéns pela data.
Em seu pronunciamento, Viana destacou o fato de a Secti ser formada em sua maioria por mulheres. Ressaltou a importância das servidoras que “trazem equilíbrio, harmonia, inovação e muita dedicação no dia a dia da secretaria”. O gestor declarou ainda: “Temos um ambiente de trabalho leve, calmo, com pessoas que estão sempre dispostas a contribuir, um lugar gostoso de trabalhar e isso tudo devemos principalmente às mulheres”.
Empolgada com o evento, teve colaboradora que abriu mão do dia de férias para aproveitar a data de comemoração. Foi o caso da servidora Maria de Lourdes Galvão, 68 anos, dos quais 23 dedicados à Secti, a primeira a ser maquiada. “A maquiagem ficou maravilhosa. Eu sempre gosto de me arrumar, mas hoje eu cuidei ainda mais da minha aparência porque o dia é especial, é o nosso dia! Tudo que acontece aqui de bom eu assino embaixo”, explicou a auxiliar de serviços diversos.
No dia a dia, elas não costumam se maquiar por falta de tempo, entretanto hoje fizeram questão de entrar logo na fila do Espaço Beleza Mulher, de O Boticário, e garantiram passar a data de forma diferente. As auxiliares administrativas, Nadja Mendes Tenório e Maria José Pereira dos Santos, ambas com 15 anos de trabalho na Secti, participaram do momento.

Prevenção ao câncer

Uma palestra sobre prevenção do câncer de mama, doença que acomete mulheres em todas as faixas etárias, encerrou as atividades comemorativas. A diretora presidente da ONG  Mama Renascer, Naydjanara Reis, explicou como as mulheres devem se tocar e fazer o autoexame nas mamas, orientou a respeito da necessidade de ir ao ginecologista anualmente e realizar a mamografia como formas de prevenção, lembrando que tratado logo cedo, o câncer de mama tem 90% de chances de cura.
A programação se encerrou com um lanche coletivo.