Geral

Deputados prestam homenagem e reverenciam a memória de Divaldo Suruagy

24/03/2015
Deputados prestam homenagem e reverenciam a memória de Divaldo Suruagy

Deputados deverão decidir amanhã nova Mesa Diretora

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 24, o plenário da Assembleia Legislativa prestou homenagens e reverenciou a memória do ex-governador Divaldo Suruagy, 78 anos, que faleceu no último dia 21. Durante a sessão, por solicitação do deputado Gilvan Barros Filho (PSDB), os 23 deputados presentes ao plenário aprovaram requerimento de Voto de Pesar a ser encaminhado à família enlutada.

O primeiro a se pronunciar sobre Suruagy foi o deputado Antonio Albuquerque (PRTB), que o classificou como um dos maiores homens públicos que Alagoas já teve. Albuquerque falou sobre a trajetória política do ex-governador. “Tive oportunidade de vivenciar a grandiosidade, o sentimento de humildade e humanidade de que dispunha o alagoano Divaldo Suruagy; um homem de uma carreira pública extraordinária”, declarou Antonio Albuquerque.

O parlamentar lembrou que Suruagy foi prefeito de Maceió (1965 a 1970), deputado estadual (1971 a 1973), deputado federal (1979 a 1983) e governou o Estado por três mandatos, nos períodos de 1975/1978, 1982/1986 e de 1995/1997, e foi senador da República (1990/1995). “Divaldo Suruagy deixa para todos nós e para todas as gerações um legado extraordinário. Não apenas pelas incontáveis obras que construiu em todo território alagoano, no exercício de seus mandatos, mas também por sua generosidade e pelo espírito público”, disse Albuquerque, destacando a iniciativa da presidência da Casa em decretar luto oficial por três dias e suspendendo as atividades do Poder na segunda-feira, 23.

Em aparte, o deputado Sergio Toledo (PDT) se associou ao pronunciamento de Albuquerque, ressaltando que o falecimento de Divaldo Suruagy foi uma grande perda para Alagoas. “Tenho certeza de que o que trouxe de bom e o que fez como político para o Estado supera qualquer deslize que tenha acontecido”, ressaltou Toledo.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas (PMDB) também se solidarizou ao pronunciamento de Albuquerque. “Essa é uma bela homenagem a Divaldo Suruagy. Como líder, como pessoa, como pai de família e como homem de bem que foi ao longo de sua história. Farei chegar às mãos de seus familiares o pronunciamento de V.Exa., deputado Antonio Albuquerque”, garantiu Dantas.

Outro que se pronunciou sobre o falecimento do ex-governador foi o deputado Galba Novaes (PRB). Da tribuna da Casa, Novaes destacou o lado de chefe de família de Divaldo Suruagy. “Estive com ele no último dia 15, data de seu aniversário, e lá, sua esposa Luzia Suruagy, fez uma retrospectiva da vida familiar dele, e vi a importância que esse homem tem para a nossa sociedade. Um exemplo de pai, de filho, de irmão, de marido e de amigo”, disse Novaes, lembrando que seu pai, Galba Novais de Castro, entrou na política através de Divaldo Suruagy.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PSB) lembrou que em 1978, quando Suruagy foi eleito deputado estadual, obteve 75% dos votos, representando uma das maiores votações de Alagoas. “Ele recebeu 102 mil votos, com essa votação consegui eleger um jornalista alagoano deputado federal, o saudoso Albérico Cordeiro, que, na época, era um desconhecido”, lembrou. “Alagoas perdeu um grande homem público”, completou Loiola.

Ainda em aparte, o deputado Francisco Tenório (PMN) se associou a fala dos demais colegas e definiu Suruagy como um político afável, educado e que sabia tratar com cordialidade os seus adversários. “Admirava a sua postura política, o modo como Suruagy tratava seus adversários, de forma que, até os seus opositores mais radicais, não tinham como tratá-lo de maneira diferente”, disse Tenório, acrescentando que Suruagy foi um homem que aprendeu a respeitar e admirar. Da tribuna da Casa, o deputado Tarcizo Freire (PSD) também externou seu pesar pelo falecimento do ex-governador. Tarcizo contou que, apesar de não ter proximidade com Divaldo Suruagy, sempre foi seu eleitor.