Geral

Comitê Rio 2016 divulga calendário completo de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

18/03/2015
Comitê Rio 2016 divulga calendário completo de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

    aquece-rio-2O Comitê Rio 2016 divulgou nesta quarta-feira (17) o calendário completo dos eventos-teste que serão realizados na preparação para os Jogos Olímpicos do ano que vem. De julho de 2015 a maio de 2016, 44 competições esportivas – sendo 34 olímpicas, seis paralímpicas e quatro mistas – vão reunir mais de 7.800 atletas na cidade.
Ao longo de 156 dias de evento, o Comitê Rio 2016 terá a oportunidade de realizar testes na área de competição e no sistema de resultados, além de treinar as equipes que trabalharão nas instalações durante os Jogos. Mais de 16 mil voluntários participarão da operação.
“Trabalhamos em parceria com as federações internacionais para desenvolver um calendário de eventos-teste que nos oferecesse as melhores oportunidades de realizar testes vitais na preparação para os Jogos. Assim como os atletas, o Comitê Organizador está treinando e ganhando experiência, com o objetivo de atingir seu ponto mais alto entre agosto e setembro de 2016”, explica Agberto Guimarães, diretor-executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.
Alguns eventos serão organizados pelo Comitê Rio 2016, utilizando a marca Aquece Rio, enquanto outros serão de responsabilidade das federações internacionais e das confederações brasileiras dos esportes. Nestes casos, o Comitê Organizador realizará testes em operações específicas.
Os eventos-teste de alguns esportes – como ginástica e triatlo – serão classificatórios para os Jogos Rio 2016. Em outros casos, como do badminton, tiro esportivo e atletismo, os atletas terão a oportunidade de somar pontos ou atingir marcas que os deixarão mais próximos da primeira edição dos Jogos da América do Sul.
Para algumas competições, haverá venda de ingressos, enquanto outras serão fechadas ao público. As informações sobre ingressos serão divulgadas posteriormente. Alguns eventos ao ar livre – como triatlo, vela, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada – permitirão que os espectadores assistam às provas de graça, na região de Copacabana.
A fase final da Liga Mundial de Voleibol abrirá o calendário de competições do ano, de 14 a 19 de julho, no Maracanãzinho. Este será o segundo evento-teste dos Jogos – o primeiro foi a Regata Internacional de Vela, que aconteceu em agosto de 2014, na Baía de Guanabara.
A etapa seguinte, de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, terá maior concentração de disputas em locais fechados. A fase final, programada para acontecer entre março e maio de 2016, permitirá ao Comitê Rio 2016 realizar os últimos testes e ajustes, a cerca de três meses para o início dos Jogos.