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Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga nova edição do Relatório Internacional de Tendências do Café neste mês de março de 2015

07/03/2015
Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulga nova edição do Relatório Internacional de Tendências do Café neste mês de março de 2015

    cafe8O Bureau de Inteligência Competitiva do Café divulgou mais uma edição do Relatório Internacional de Tendências do Café (vol 3. n°12). O Bureau é um programa que busca oferecer informações e análises relevantes para o setor cafeeiro nacional que auxiliem os agentes da cadeia agroindustrial do café no planejamento e na tomada decisões.

O documento – disponível no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, e no Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras – apresenta, em nível mundial, os principais destaques do agronegócio café e as tendências do setor, com foco na produção, indústrias, cafeterias, entre outros. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), ligado ao Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras – Ufla, instituição co-fundadora do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Análises e tendências – Nesta edição, o relatório analisa a produção do café na América Central, América do Sul, Ásia e África, além da atuação de grandes indústrias, cafeterias  e demais empresas do varejo do setor. O Relatório demonstra ainda que a situação de muitas regiões produtoras de café ainda é precária e decorre, em parte, da própria realidade dos países produtores, com reflexo nas condições de vida dos cafeicultores. E que também é comum culpar a volatilidade dos preços ou o poder de mercado dos grandes players desse mercado por essa situação. Mas é preciso reconhecer que a realidade política e econômica desses países são fatores impactantes nas condições de vida dos cafeicultores. Contudo, o Relatório enfatiza, nos ‘insights’, que a viabilidade econômica da atividade cafeeira depende diretamente de boas práticas agrícolas e de gestão.
No que diz respeito às indústrias, o relatório explica que os consumidores compram cada vez mais cápsulas de café e deixam de lado os pacotes de torrado e moído. As cápsulas são práticas, oferecem variedade, qualidade e sofisticação, mas também poluem. Cientistas, políticos e a sociedade, de modo geral, estão cada vez mais preocupados com a preservação do meio ambiente, o que gera cobranças quanto ao crescimento das vendas das cápsulas de café. A busca por alternativas de destinos das cápsulas usadas, que não sejam o lixo comum, é uma tendência e, cada vez mais, empresas terão que buscar suas próprias soluções para o problema. Com o rápido crescimento das vendas desse segmento no Brasil, as empresas nacionais também precisarão lidar com esse desafio.
O relatório ressalta ainda que a demanda por café é crescente no mundo. E aponta que, para empresas brasileiras, pode ser interessante a expansão para outros países, diversificando sua atuação e se tornando mais resiliente a possíveis crises. Contudo, vale lembrar que, para entrar em um novo mercado, a indústria precisa também conhecer bem a cultura, a legislação e as especificidades de seu alvo de expansão.
Relatório Internacional de Tendências Competitiva do Café – O relatório faz parte do Plano de ação do projeto do Consórcio denominado “Criação e Difusão de Inteligência Competitiva para Cafeicultura Brasileira”. O projeto, financiado pelo Fundo de Defesa da Economia Cafeeira – Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, tem o intuito de monitorar, analisar e difundir informações e indicadores relevantes para a competitividade da cafeicultura brasileira, bem como propor soluções estratégicas para os problemas enfrentados pelo setor. Acesse o relatório nos sites do Bureau de Inteligência Competitiva do Café e do Consórcio Pesquisa Café.