Geral

Atividades de cidadania marcam primeira semana em escola de tempo integral

17/03/2015
Atividades de cidadania marcam primeira semana em escola de tempo integral
Palestras sobre a Lei Maria da Penha, empreendedorismo, primeiros socorros, combate a incêndio, direitos e deveres do cidadão, além de exposições da Usina de Ciências da Ufal também estão programadas (Foto: José Demétrio)

Palestras sobre a Lei Maria da Penha, empreendedorismo, primeiros socorros, combate a incêndio, direitos e deveres do cidadão, além de exposições da Usina de Ciências da Ufal também estão programadas (Foto: José Demétrio)

Uma série de atividades científicas, culturais e de cidadania marcam a primeira semana de aulas dos alunos da Escola Estadual Marco Antônio, que funciona em tempo integral, no conjunto residencial Benedito Bentes.
A aula inaugural da unidade de ensino ocorreu nessa segunda-feira (16), com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Educação Luciano Barbosa. A escola conta com cerca de 280 alunos, estudando nos dois turnos. Além do ensino médio, eles terão cursos profissionalizantes.
Dentro da programação da primeira semana de aulas, além de conhecer os professores e as novas instalações da escola, os alunos tiveram acesso a uma série de oficinas, exposições e palestras. Vários temas já foram abordados.
Nesta terça-feira (17/03), pela manhã, estudantes e professores participaram de uma ginástica laboral, no pátio da escola. Em seguida, eles receberam orientações sobre saúde bucal, das acadêmicas de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit).
“Passamos para eles noções sobre saúde e higiene bucal, incluindo os cuidados com a escovação e o uso correto do fio dental”, destacou Patrícia Martins, coordenadora do curso de extensão do campo da Unit em Maceió.

Cidadania

De acordo com o psicólogo Robson Feitosa, integrante do Núcleo de Qualidade de Vida dos Servidores da Secretaria de Estado da Educação (Nuqav), as atividades na escola terão continuidade até sexta-feira.
“Estão programadas palestras sobre a Lei Maria da Penha, empreendedorismo, primeiros socorros, combate a incêndio, direitos e deveres do cidadão, além de exposições da Usina de Ciências da Ufal”, revelou Feitosa.
Segundo ele, estão programadas também atividades nas áreas de cultura, segurança pública, meio ambiente e educação para o trânsito. As ações contam com o apoio de vários órgãos, secretaria e instituições.
Na área de segurança, justiça e cidadania, estão programadas palestras com integrantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Polícia Militar.

Integração

Para Carla Beatriz, de 14 anos, aluna do 1º Ano, as palestras e demais atividades, além do conteúdo didático, estão ajudando os estudantes a se conhecerem melhor. “São atividades interessantes, que servem também para o nosso entrosamento com os colegas”, ressaltou.
Já o aluno Pedro Victor de Souza, de 14 anos, vem registrando tudo que vem ocorrendo nessa primeira semana de aula em sua página no Facebook. “Já postei até umas fotos que eu fiz com o governador Renan Filho, no dia da inauguração da escola”, conta.