Cidades

Arapiraca continua reduzindo mortalidade infantil

06/03/2015
Arapiraca continua reduzindo mortalidade infantil

  celiareu-1  Os dados do Relatório Epidemiológico de 2014, divulgados pela Secretaria de Saúde de Arapiraca apontam uma redução na taxa de mortalidade das crianças residentes no município.
Os números foram apresentados, nesta quinta-feira (5), pelo secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa. durante reunião com a prefeita Célia Rocha (PTB), secretários municipais e vereadores, tendo como local a Escola Municipal de Governo.
De acordo com o secretário, no ano de 2014 não foi registrado nenhum óbito de criança com menos de um ano de idade que não tenha sido vacinada em campanhas preventivas e educativas.
Os dados são resultantes de uma comparação feita entre os anos de 2013 e 2014.
As informações são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como critérios para a avaliação do estado de saúde da população local.
Outra informação relevante é que o indicador de Arapiraca é um dos menores da Região Nordeste, que também está conseguindo reduzir a taxa de mortalidade infantil.
Também houve uma redução de óbitos de mulheres em idade fértil (com faixa etária de 10 a 49 anos).
Segundo as informações do relatório, constatou-se também um aumento no número de partos normais, graças ao trabalho desenvolvido nas unidades de saúde e no Espaço Nascer, que foi implantado no ano passado pela gestão da prefeita Célia Rocha.
Durante a apresentação, a prefeita Célia Rocha destacou o trabalho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, afirmando que o novo indicador mostra que está havendo uma melhoria nas condições de vida da população, já que, os partos cesarianos, quando não indicados por profissional médico, podem resultar em riscos à saúde da mulher e da criança.
Entre os problemas comuns, após esse tipo de procedimento, estão os respiratórios. De acordo com o Ministério da Saúde a cirurgia pode aumentar, em até três vezes, o risco de óbito da mulher.
O relatório epidemiológico de Arapiraca é elaborado pela Vigilância Epidemiológica Municipal, periodicamente.
A finalidade é possibilitar uma análise por meio dos sistemas de informação em saúde, com o objetivo de difundir o conhecimento sobre o perfil de saúde da população. Com os números é possível fazer uma avaliação e aprimorar os serviços de saúde prestados pelo município e pela rede assistência à população.