Cidades

Arapiraca: Alunos da Escola de Circo comemoram Dia do Circo com espetáculo

30/03/2015
Arapiraca: Alunos da Escola de Circo comemoram Dia do Circo com espetáculo
O espetáculo “Viva o Circo!” apresenta uma série de números diferentes com o que elas aprendem sob as lonas do circo

O espetáculo “Viva o Circo!” apresenta uma série de números diferentes com o que elas aprendem sob as lonas do circo

    Hoje tem espetáculo? Tem sim, senhor. Quem já foi ao circo conhece essa inesquecível expressão de boas vindas ao público.
E ela se repetiu na tarde desse domingo (29) com o espetáculo “Viva o Circo!” apresentado por alunos da rede municipal de ensino de Arapiraca e que estudam na Escola Municipal de Circo, no Bosque das Arapiracas.
Atualmente são cerca de 150 alunos com faixa etária de 7 a 14 anos que participam de aulas circenses com a trupe da família Silveira.
O espetáculo “Viva o Circo!” apresenta uma série de números diferentes com o que elas aprendem sob as lonas do circo. Tudo isso para comemorar o Dia do Circo, celebrado em 27 de março, mas que por lá a arte circense faz toda a diferença na vida das crianças e adolescentes, assim como de suas famílias.
Os alunos têm aula com os professores Washington Acadias e Valéria Araújo sob a coordenação do diretor da Escola de Circo, Nelsinho Silveira.
A equilibrista Lílian, de apenas 10 anos, é um exemplo de como a arte circense pode transformar a vida de famílias que vivem sem situação de vulnerabilidade social. Lília dá um show sobre uma corda de aço e se equilibra com a ajuda de uma sobrinha com charme e harmonia.
A mãe de Lílian, Maricélia Quitéria dos Santos, 30 anos, acompanha as aulas e se emociona com a apresentação da filha.
“Fico muito emocionada porque além de ir à escola ela aprende essa arte aqui na Escola do Circo e quem sabe poderá ser uma artista e um dia trabalhar em um grande circo e crescer na vida”, disse Maricélia.
Dezenas de crianças e adolescentes fizeram suas apresentações como as meninas do Balé com bambolê, os palhaços pernas de pau, os malabaristas em monociclos e bolas gigantes, os artistas da arte no tecido acrobático e o arco suspenso em que as artistas Kássia e Analy se apresentaram na mais perfeita harmonia e equilíbrio.
Entre uma apresentação e outra, o Palhaço Mixuruca era a estrela da festa para as crianças e adultos que assistiram ao espetáculo “Viva o Circo!”.
“O mundo delas aqui se transforma com o sorriso estampado no rosto de cada uma. São crianças que se encantam e aprendem a arte circense para tornar a vida mais bela”, afirmou o professor Washington.
As crianças que foram ao circo receberam pipoca de graça. A fila estava sempre cheia até acabar o último grão do milho. “Eu adorei o circo e a pipoca que ganhei”, disse Herberth Messias, de 8 anos.

Além de uma aula, uma lição de vida

Os ensinamentos da Escola Municipal de Circo vão além de uma aula comum. Segundo o diretor Nelsinho Silveira, o circo atrai as famílias e todos interagem aqui como se fossem uma só família.
Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Educação e tem todo o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB).
“Hoje as crianças são das comunidades que ficam próximas ao Bosque das Arapiracas, onde está localizada a Escola de Circo, mas poderá ser ampliando para atender mais crianças e adolescentes da rede pública de ensino com o incentivo da própria Secretaria de Educação”, frisou Nelsinho Silveira.
Ele informou que o circo é aberto para visitação pública de terça-feira a sexta-feira pela manhã e tarde. E que as famílias arapiraquenses precisam conhecer esse trabalho que vai além de uma ação social.
“Aqui descobrimos muitos talentos, crianças que aprendem rápido e são inteligentes e descobrirem a arte do mundo do circo para melhorar suas vidas”, ressaltou Nelsinho Silveira, que pretende fazer uma parceria com a Secretaria de Cultura para melhorar as instalações do circo e lavar a lona que faz a cobertura da escola.
O motorista Ronald Ferreira, 28 anos, levou os filhos para assistir ao espetáculo. “Passamos uma tarde muito divertida e ficamos encantados com os artistas que são moradores da nossa comunidade”, alegrou-se.