Geral

Análises do IMA indicam as condições de banho das praias alagoanas

06/03/2015
Análises do IMA indicam as condições de banho das praias alagoanas
Confira qual a praia mais próxima de sua casa e aproveite. (Foto: Paulo Rios/Arquivo)

Confira qual a praia mais próxima de sua casa e aproveite. (Foto: Paulo Rios/Arquivo)

Esta semana, 34 trechos de praias são considerados próprios e 26 impróprios para banho na costa alagoana, entre os 60 que tiveram amostras coletadas e analisadas. A classificação é feita pela equipe da Diretoria de Laboratório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), com base na resolução nº 274 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os critérios.
As equipes realizaram coletas entre os dias 3 e 4, quando houve registro de chuvas fortes, que podem alterar a qualidade das amostras coletadas, principalmente na região próxima a fozes de rios e galerias de águas pluviais.
O relatório aponta que entre os 18 trechos de praias do Litoral Sul, três estão considerados impróprios. Em Maceió, dos 20 pontos onde foram feitas as coletas, 15 também não devem ser utilizadas pelos banhistas. No Litoral Norte, oito trechos foram considerados impróprios, entre os 22 analisados.
O relatório da balneabilidade é produzido semanalmente e a classificação é feita a partir do resultado das análises em cinco semanas consecutivas e com base no critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes por 100mL da amostra de água coletada.
O documento está disponível para a população no site do IMA www.ima.a.gov.br , para visualização em PDF ou através do Google Earth e com mapa de identificação dos pontos.