Geral

Alagoas República das Artes é lançado com palestra e exposição sobre charge e política

29/03/2015
Alagoas República das Artes é lançado com palestra e exposição sobre charge e política

Em sua primeira edição, o novo projeto da Secult apresentou a palestra "Alagoas na caricatura brasileira", do jornalista e secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins (Fotos: Neno Canuto)

Em sua primeira edição, o novo projeto da Secult apresentou a palestra “Alagoas na caricatura brasileira”, do jornalista e secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins (Fotos: Neno Canuto)

   O Memorial à República receberá, mensalmente, uma programação cultural especial. O novo projeto da Secretaria de Estado da Cultura, “Alagoas República das Artes” visa proporcionar informação e entretenimento gratuito à população no equipamento cultural.
A titular da pasta, Mellina Freitas, explica que o novo projeto cultural irá promover debates relacionados à República. “As atividades do Alagoas República das Artes serão voltadas ao conhecimento e também ao lazer. Ao longo do ano, o projeto propõe apresentações artísticas, exposições, seminários, neste espaço que homenageia os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto”, disse Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura.
Em sua primeira edição, o novo projeto da Secult apresentou a palestra “Alagoas na caricatura brasileira”, do jornalista e secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins.
“Os políticos alagoanos também tiveram notoriedade nacional através das charges. Um exemplo, de maioria positiva, são as charges com Marechal Deodoro. Ele não apareceu no 15 de novembro por acaso, Deodoro era uma pessoa de grande projeção nacional, uma liderança politica de referência e influência nos grupos republicano e monarquistas”, declarou Ênio Lins, destacando uma curiosidade: Alagoas aparece na charge nacional alusiva à República como uma das musas da proclamação.
O lançamento do programa cultura também contou com a exposição “Os presidentes do Catete: traços e troça”, do Museu da República do Rio de Janeiro.
A mostra reúne com humor as histórias dos presidentes que residiram no Palácio do Catete, retratadas por charges publicadas na época. As caricaturas provocativas representam em visual os acontecimentos políticos que envolveram os dezesseis presidentes que governaram o Brasil entre 1897 e 1960.
Renata Peixoto e Nana Vila Lobos, da Casa de Música Villa Lobos, fizeram uma apresentação de música MPB.
O Alagoas República das Artes apresentará música, teatro, dança, poesia, cultura popular, exposições de artes visuais, seminários e palestras, no final de cada mês, no Memorial à República.

 Memorial à República

O Memorial à República está localizado na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. O espaço também recebe agendamento de visitas para escolas e faculdades. Mais informações: 3315-7869.