Geral

Um passeio pela União dos Palmares do escritor Jorge de Lima

23/02/2015
Um passeio pela União dos Palmares do escritor Jorge de Lima

Um passeio à União dos Palmares sob a visão do poeta-príncipe Jorge de Lima, com a Praça Matriz da pequena cidade que na época se chamava de Madalena; o busto na praça que leva seu nome e ilustração da União dos Palmares vivida pelo escritor (Fotos: Raul Plácido)

Um passeio à União dos Palmares sob a visão do poeta-príncipe Jorge de Lima, com a Praça Matriz da pequena cidade que na época se chamava de Madalena; o busto na praça que leva seu nome e ilustração da União dos Palmares vivida pelo escritor (Fotos: Raul Plácido)

   Considerado o príncipe dos poetas alagoanos, Jorge Mateus de Lima recebeu várias influências ao longo de sua carreira. De acordo com a escritora Simone Cavalcante, “iniciou sua carreira com uma visão cientificista, baseada no Positivismo; compôs versos nos moldes parnasianos, converteu-se ao catolicismo dando sentido religioso a sua poesia e é situado na Escola Modernista”. Apesar de passar por todas essas influências, a obra do maior poeta de Alagoas é marcada pelo forte regionalismo voltado principalmente ao Nordeste, em especial, à sua cidade natal, União dos Palmares.
O legado de Jorge de Lima, sobretudo, evoca o sobrado português do final do século XIX, onde nasceu em 1893, e viveu seus primeiros anos de vida, personagens marcantes como Zumbi dos Palmares, cenários como a Serra da Barriga e o Rio Mundaú, peculiaridades e cenas do cotidiano da Zona da Mata de Alagoas como a feira, missas e procissões religiosas.
Enquanto a loja do pai, o comerciante José Mateus de Lima, funcionava no térreo do antigo prédio, com localização privilegiada em frente à Praça Matriz da pequena cidade que na época se chamava de Madalena, ainda criança contemplava do primeiro andar, onde ficava seu quarto, a vista da Serra da Barriga.
“O Acendedor de Lampiões” (1910), “Poemas Negros” (1947) e em um dos cinco romances de Jorge de LIma, “Calunga” (1935), por exemplo, toda essa atmosfera regionalista é eternizada.
Como na maioria dos pequenos municípios alagoanos, sempre que o trajeto permitir, o ideal é que os passeios sejam feitos a pé. Na terra de Jorge de Lima, não é diferente. Além da Serra da Barriga, tudo que lembra o poeta, romancista, ensaísta, tradutor, médico, pintor e até político brasileiro, encontra-se no mesmo quarteirão localizado no Centro de União dos Palmares.
Na praça que leva seu nome, em frente às secretarias de turismo e cultura municipais, um busto do poeta é exposto. Mais adiante, a casa onde viveu permanece intacta, atualmente reformada e transformada no Memorial Jorge de Lima.
Lá é possível ver um pouco da trajetória deste ilustre alagoano. A vista para a Serra da Barriga é possível ser contemplada no mesmo local onde o escritor a via, no segundo andar, local onde hoje funciona uma sala voltada à pesquisa.
A Praça Matriz onde funcionava a feira que Jorge tanto admirava localiza-se em frente à casa, onde também a Igreja Santa Maria Madalena já reformada e modificada desde 1970 abraça o entorno.
Em Maceió, ao redor da Praça Sinimbu, onde o poeta viveu enquanto esteve na capital, hoje existe um espaço parecido, gerenciado pela Academia Alagoana de Letras. Com a mesma proposta, Casa Jorge de Lima apresenta o caminho percorrido pelo príncipe alagoano.

SERVIÇO

MEMORIAL JORGE DE LIMA

Praça Basiliano Sarmento, Centro

União dos Palmares – Alagoas

Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 8h às 12h e das 13h às 17h

CASA JORGE DE LIMA

Praça Visconde de Sinimbu, nº 91, Centro

Maceió – Alagoas

Funcionamento: Segunda – Sexta-feira: 8h às 12h