Geral

Sistema tecnológico unificado facilitará operações de segurança em Alagoas

16/02/2015
Diretor Aydes Ponciano e equipe do Deinfo em reunião na Secretaria de Defesa Social  (Foto: Sedres)

Diretor Aydes Ponciano e equipe do Deinfo em reunião na Secretaria de Defesa Social
(Foto: Sedres)

    O desempenho dos profissionais de segurança pública será acompanhado por uma ferramenta tecnológica que está em fase de aprimoramento pela Coordenação de Informatização e Segurança da Secretaria da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) e aumentará a integração entre os órgãos.
Com o objetivo de dotar a Sedres de informações relacionadas aos recursos humanos de seu contingente e unificar informações relacionadas aos serviços de segurança, todos os órgãos operativos que compõem a Secretaria precisam alimentar a ferramenta com dados que identifiquem os servidores que estão na atividade diária de acordo com as respectivas escalas de serviço.
A Defesa Social já dispõe de Sistema Informatizado o qual está em fase de remodelagem para atender uniformemente todas as forças de segurança. O Sistema de Gestão Operacional Unificado (Sisgou) compreende os serviços operacionais e gestão de segurança da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, Detran e Superintendência de Administração Penitenciária.
No primeiro momento o Sisgou será trabalhado para intensificar a integração operacional das forças como sistema de escalas on-line e central de atendimento e despacho.
“Não queremos a integração apenas nas ações. Precisamos subsidiar também tais ações com a integração das informações”, explicou Ulisses Vasconcelos, chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas.
As ações operacionais integradas que são deflagradas pela Sedres são importantes impulsos para o mapeamento dos processos operacionais.
“Estamos em frequentes reuniões com todos os representantes das forças de segurança para remodelar os sistemas já utilizados por eles, mapear todos os processos e padronizar as informações”, frisou Ulisses.
O chefe do Departamento de Informações da Polícia Civil (Deinfo) visitou a secretaria da Defesa Social para conhecer o Sisgou. Segundo ele, a diretriz maior é a integração entre as forças.
“O Deinfo e a Coordenação de Informatização e Segurança da Sedres colocam em prática uma parceria que visa compartilhar informações estatísticas. O objetivo é alinhar recursos, inclusive humanos, para um combate eficaz. Queremos encontrar soluções para gestores e para quem vai cumprir a missão. Ainda há muito que ser alinhado mas com essa soma de ideias certamente lograremos êxito”, destacou o delegado Aydes Ponciano,  chefe do Deinfo.
Também receberam informações sobre o Sisgou a equipe técnica do Deinfo composta pelos policiais civis Marcos André do Nascimento, gerente da Central de Mandados e Prisão; João Lira Lucena Júnior, gerente do Núcleo de desenvolvimento e Lúcia Andrade da gerência do Núcleo de Boletins de Ocorrência.