Geral

Sesi/AL e construtora abrem turma do EJA com 36 alunos

28/02/2015
Sesi/AL e construtora abrem turma do EJA com 36 alunos

  IMG_7626   Serviço Social da Indústria (Sesi/AL) e a construtora Colil abriram, nesta quinta-feira, 26, uma das maiores turmas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Maceió, com 36 alunos inscritos. O programa visa aprimorar a qualidade de vida dos trabalhadores e melhorar seu desempenho no trabalho. “Temos como objetivo não só elevar a qualidade de vida, como a competência do trabalhador”, disse Betânia Toledo, gerente executiva de Educação do Sesi Alagoas.
A iniciativa também tem ajudado a reduzir índices de analfabetismo. “Através de pesquisas feitas na abertura de novas turmas, descobrimos que a construção civil é onde está o maior índice de analfabetismo. Ensiná-los a ler e escrever auxilia os trabalhadores a compreender melhor o próprio local de trabalho”, disse Nezilda Pauferro, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos do Sesi.
Outra grande vantagem do programa é que a educação é trazida para o local de trabalho. “Se for esperar chegar em casa, comer, descansar, muitas vezes a disposição vai embora”, disseram as gestoras.
A engenheira Cheila Belarmino e a gerente de Qualidade da construtora, Renata Gomes, também exaltaram a importância da EJA. “A empresa tem grande preocupação com a satisfação do cliente final e projetos como esse são muito importantes para aprimorar a qualidade do trabalho, além de abrir novas portas para o aluno”, lembrou Cheila.
Os futuros alunos também aproveitaram a ocasião para falar sobre o curso e suas experiências. “É muito bom que temos a oportunidade de aprender mais alguma coisa. Morava no interior, comecei a estudar, mas nunca terminei nem a primeira série, agora tenho a chance de aprender tudo que não aprendi”, disse o aluno Ivan Marcos da Silva.
Outros compartilharam experiências e incentivaram os colegas. “Com o pouco que sei já salvei diversas vezes meus colegas de pegar o ônibus errado. Então estou entrando no programa para aprender ainda mais”, declarou José Augusto.
Ao fim da aula inaugural, foi servido um jantar preparado exclusivamente para os trabalhadores.