Geral

Sesau promove Dia D de combate à dengue em conjunto residencial de Maceió

07/02/2015
Sesau promove Dia D de combate à dengue em conjunto residencial de Maceió
Grupos da Sesau visitaram casas, estabelecimentos comerciais e a feira livre do Graciliano Ramos, com orientações aos moradores e comerciantes sobre a importância da prevenção contra a dengue e a Chikungunya (Fotos: Ascom Sesau)

Grupos da Sesau visitaram casas, estabelecimentos comerciais e a feira livre do Graciliano Ramos, com orientações aos moradores e comerciantes sobre a importância da prevenção contra a dengue e a Chikungunya (Fotos: Ascom Sesau)

No Dia D de Combate à Dengue e à Chikungunya, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)-AL, em parceria com a Prefeitura de Maceió, realizou uma ação para conscientizar e prevenir a população do bairro do Graciliano Ramos, na parte alta da capital, sobre os perigos das duas doenças: ambas contraídas pela picada do Aedes Aegyptiinfectado.
A ação mobilizou cerca de 140 pessoas, entre agentes de saúde, educadores e estudantes universitários. A concentração foi na praça central do bairro, onde foram montadas tendas e uma base para ensinar a população a montar uma armadilha para o mosquito, com a utilização de material reciclado como a garrafa pet.
“O objetivo é sensibilizar a população indo até as casas e aos estabelecimentos comerciais, para que todos possam fazer a prevenção e ser um agente vigilante da proliferação do mosquito”, explicou a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue, Ana Lúcia Oliveira.
Dados recentes do Ministério da Saúde mostram uma redução de 45% dos casos confirmados no País em 2014. Mas, em Alagoas, Ana Lúcia Oliveira alerta para o aumento dos casos no Estado. “Em todos os municípios temos registrado alto índice de infectados pela doença, então, estamos em alerta”, disse.
Na ação realizada nesse sábado, grupos visitaram casas, estabelecimentos comerciais e a feira livre do Graciliano Ramos, com orientações aos moradores e comerciantes sobre a importância da prevenção e da atenção aos sintomas. Cartazes foram afixados nos estabelecimentos, além da distribuição de panfletos educativos.
O que chamou a atenção de muitos foi a descoberta da existência da febre Chikungunya. Para Maria de Lourdes Silva de Sousa, que possui um salão de beleza no bairro, a ação é necessária, principalmente, pelas descobertas. “A orientação é importante, principalmente para entender que o perigo pode ser ainda maior do que pensávamos. Não conhecia essa Chikungunya. Agora é hora de ficar ainda mais alerta”, destacou.
Durante a visita à residência da aposentada Maria José da Silva, que há mais de cinco anos teve dengue, a descoberta da existência da Chikungunya também chamou a atenção. “Já tive Dengue e sei como ela afeta nossa saúde. Hoje tomamos todas as precauções. Não conhecia essa nova forma da doença, e agora com essas orientações vamos ficar mais atentos”.
Para a educadora do município Josilene Umbelino, a doença é de fácil tratamento e cura. “Mas pode levar à morte pela falta de orientação e de cuidados, quando muitos armazenam água parada em locais inadequados, deixando acontecer a proliferação do mosquito”, destacou.
Um caminhão da limpeza urbana também participou da ação nesse sábado com a retirada de entulhos de calçadas e praças.
“Na verdade esse é o segundo Dia D que fazemos em menos de um ano. Originalmente a data acontece em novembro, mas o Ministério da Saúde quis alertar para o grande número de casos ainda registrados no Brasil, além de conscientizar a população sobre a Chikungunya, ainda pouco conhecida. Infelizmente, em países como a Índia, mais de um milhão de pessoas já foram acometidas pela doença”, explicou Henrique Peixoto, enfermeiro de Epidemiologias da Vigilância Sanitária da cidade de Maceió.
Ainda segundo dados apresentados na ação desse sábado, Alagoas registrou apenas um óbito decorrente da Dengue em 2014, e nenhum caso de Chikungunya. Até agora, no Nordeste, o único caso confirmado foi no Estado da Bahia.
O alerta para a Chikungunya acontece pela gravidade incapacitante da doença: para cada 100 pessoas infectadas, 70 delas adoecem, enquanto, para a Dengue comum, o índice é de 30 doentes a cada 100 infectados. Os sintomas da Chikungunya também são mais demorados e agravantes.
As ações da Sesau não acontecem apenas no Dia D. Mensalmente, são realizadas ações de conscientização nos bairros e no interior do Estado, em parceria com os municípios e estudantes universitários.