Geral

Sesau monta esquema para atender pacientes nas prévias e no Carnaval

06/02/2015
Sesau monta esquema para atender pacientes nas prévias e no Carnaval

   ASAMU As unidades de saúde mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) elaboraram um esquema especial de atendimento para receber os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante as prévias e o Carnaval. Isso porque, segundo as estatísticas de anos anteriores, durante as festas de momo o número de atendimentos duplica no Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidade de Emergência do Agreste (UEA).
Para atender toda a demanda com eficiência agilidade e de forma humanizada, como determina a missão do SUS, foram elaboradas escalas de plantão para as equipes multidisciplinares. Durante as prévias carnavalescas de Maceió, que acontecem neste fim de semana, e nos dias de folia momesca, todo o aparato necessário para atender os usuários do SUS já está de sobreaviso.
No entanto, segundo diretora do HGE, Verônica Omena, mesmo com o incremento da escala multiprofissional, é essencial que a população procure o local correto para o atendimento. “O HGE é referência para os casos graves de urgência e emergência, por isso a população só deve procurar a unidade em casos de acidentes de trânsito, agressões por arma de fogo ou branca e demais ocorrências de média e alta complexidade”, explicou.
Já os pacientes que necessitarem de atendimento de menor gravidade, devem se dirigir aos cinco Ambulatórios 24 Horas, localizados nos bairros Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins, Chã da Jaqueira, Levada e Jacintinho. Essas unidades, ainda de acordo com a diretora do HGE, estão preparadas para a assistência de pequenos ferimentos, viroses, diarreia, cólicas menstruais e cefaleias.

 UEA – Apesar das festividades carnavalescas não serem uma tradição em Arapiraca, a Unidade de Emergência do Agreste (UEA) estará de prontidão durante os quatro dias de festa, já que o hospital recebe pacientes não somente de Arapiraca, mas também de pelo menos outros 50 municípios do Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e parte do Litoral Sul de Alagoas.
Nesse período grande parte dos pacientes que dão entrada no hospital é oriunda de cidades ribeirinhas como Traipu, Penedo, Pão de Açúcar, Piranhas e cidades como Feliz Deserto e Piaçabuçu, onde geralmente são realizadas as grandes festas carnavalescas do interior de Alagoas. Para isso, médicos das mais diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, padioleiros e outros profissionais estarão de prontidão para atender uma média de 150 pacientes por dia.

 Samu – E para assegurar o atendimento pré-hospitalar, durante as prévias e o feriadão de Carnaval, o Samu Alagoas conta com 39 Bases Descentralizadas. Desse total, estão em funcionamento Bases Descentralizadas nos principais pontos concentração de foliões: Levada, Guaxuma, Paripueira, Barra de São Miguel, além da Central Maceió, que funcionam 24 horas por dia.
“Estamos em alerta para que todos àqueles que necessitem de atendimento de urgência e emergência durante o Carnaval possam contar com os serviços do Samu. Para isso, todos os nossos profissionais estarão de prontidão para atendê-los com agilidade e eficiência”, assegura o coordenador do Samu Maceió, Lucas Casado.

Estatísticas – Em 2014, de acordo com dados do HGE, foram contabilizados 1.327 atendimentos durante o Carnaval. Entre as principais ocorrências da maior emergência do estado estavam os acidentes com moto (67), as agressões físicas com armas de fogo e arma branca (55), as colisões (41), lesões corporais (36) e os atropelamentos (22).
Segundo os dados do HGE, os acidentes com motocicleta e as colisões lideram o ranking de ocorrências no trânsito. Os atropelamentos estão em terceiro lugar, seguidos dos acidentes com bicicletas e capotamentos. Sábado e domingo são os dias de maior número de acidentes com vítimas.
A faixa etária entre 25 e 34 anos é a mais atingida e o horário de entrada dos pacientes no HGE é mais frequente entre 18h e 20h59. Já na Unidade de Emergência do Agreste, foram atendidos 604 pacientes durante o Carnaval de 2014.