Geral

Secretário da Agricultura garante transparência na compra de sementes de arroz

12/02/2015
Secretário da Agricultura garante transparência na compra de sementes de arroz
Álvaro Vasconcelos sugeriu a escolha de um representante entre os produtores para acompanhar o trabalho de aquisição das sementes

Álvaro Vasconcelos sugeriu a escolha de um representante entre os produtores para acompanhar o trabalho de aquisição das sementes

Em reunião feita, nesta quarta-feira (11), na sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), produtores de arroz do Baixo São Francisco estiveram com o secretário Álvaro Vasconcelos e com o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário, Hibernon Cavalcante, para debater a aquisição e distribuição de sementes, programada para o segundo semestre.
Segundo Roberto Moura Nascimento, produtor de arroz na cidade de Igreja Nova, a categoria espera que seja distribuído, em 2015, um volume maior de sementes. A média distribuída pelo governo do Estado é de 200 toneladas. O secretário Álvaro Vasconcelos sugeriu a escolha de um representante do grupo para acompanhar o trabalho de aquisição das sementes, desde o processo de licitação até à distribuição.
“A transparência está entre as prioridades do atual Governo. Todo processo será conduzido de maneira transparente e participativa. O fato de termos tempo até o período do plantio de arroz permite um trabalho mais assertivo na seleção da melhor semente para o produtor do Baixo São Francisco”, afirmou o secretário.
Na reunião, também foi debatida a necessidade de um zoneamento agrícola das áreas onde o arroz é cultivado em Alagoas. A demanda, segundo Álvaro Vasconcelos, é a mesma de outros setores produtivos e já foi levada ao Ministério da Agricultura, que realiza a contratação de equipes para executar o trabalho.
Além do gestor do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPLs) da Seapa, Leonardo Pinto, participaram do encontro o gestor da APL Rizicultura do Baixo São Francisco, José Célio Leite; o agrônomo da Embrapa Raimundo Rabelo; representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codesvaf) e das Secretarias de Agricultura dos municípios de Igreja Nova, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio.