Geral

Secretaria de Saúde lança cartilha educativa da Assistência Farmacêutica

28/02/2015
Secretaria de Saúde lança cartilha educativa da Assistência Farmacêutica

Na cartilha, o leitor terá informações sobre o que são medicamentos, para que servem e como ter acesso a eles (Imagem: Divulgação)

Na cartilha, o leitor terá informações sobre o que são medicamentos, para que servem e como ter acesso a eles (Imagem: Divulgação)

O que são medicamentos, para que servem e como ter acesso a eles? Estes são alguns dos temas da Cartilha da Assistência Farmacêutica de Alagoas, produzida pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF). O material, que está disponível para consulta no site http://www.saude.al.gov.br/documentoTecnicos/view/94, será distribuído para todas as unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e já foi entregue à Justiça Federal e à Defensoria Pública de Alagoas.
A publicação, confeccionada em parceria com a Comissão Estadual de Farmácia e Terapêutica, contribuirá como fonte de informações para os profissionais da rede Estadual de Saúde. O maior suporte, segundo a diretora de Assistência Farmacêutica da Sesau, Erivanda Meireles, será principalmente nas atividades de prescrição e dispensação de medicamentos e produtos para a Saúde.
“Acreditamos que o compartilhamento dessas informações técnicas auxiliará na tomada de decisões quanto à utilização de medicamentos e produtos para saúde”, disse a diretora da Assistência Farmacêutica, Erivanda Meireles. Ainda segundo ela, a publicação visa atender a necessidade de contribuir para o uso racional dos insumos e recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS).
A cartilha contém informações importantes em textos curtos e com linguagem didática sobre as áreas da Assistência Farmacêutica, tais como o Componente Básico da Assistência Farmacêutica, Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, a Farmácia Cidadã, a Farmácia de Acolhimento, os Medicamentos e Insumos Fitoterápicos e a Farmácia Popular.
Desta forma, Erivanda Meireles defende que a gestão estadual de Assistência Farmacêutica estará consolidando seu papel no desenvolvimento de estratégias que possibilitem o atendimento ao usuário de medicamentos de forma eficiente, através de parcerias firmadas com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).