Geral

Secretária de Estado da Saúde inspeciona Hospital Municipal de Capela

07/02/2015
Secretária de Estado da Saúde inspeciona Hospital Municipal de Capela
Secretária vistoriou salas e equipamentos da unidade hospitalar. (Foto: Carla Cleto)

Secretária vistoriou salas e equipamentos da unidade hospitalar. (Foto: Carla Cleto)

Dando sequência as visitas de inspeção que estão sendo realizadas nas unidades de saúde municipais, a secretária de Estado da Saúde, Rosângela Wyszomirska, acompanhada da secretária adjunta, Rosimeire Rodrigues, e de integrantes da equipe técnica, estiveram no Hospital Municipal de Capela José Vânio Barros Moraes. Elas acabaram tendo um encontro com representantes dos municípios que integram a região do Vale do Paraíba.
Antes da visita, a secretária esteve reunida com o prefeito de Capela, Luís Eustáquio Moreira, e o secretário de Saúde do município, Alessandro Ramos. No encontro, Rosângela Wyszomirska, falou das visitas que estão sendo realizadas nas cidades, com o objetivo de verificar o funcionamento da saúde nesses locais, como também apresentar a nova política adotada pelo governo estadual, que tem como finalidade a regionalização dos serviços, de forma que melhore a assistência prestada à população, otimizando a transferência de recursos.
Uma das propostas apresentadas pela secretária foi a implantação de consórcios dos serviços de saúde, dependendo da estrutura de cada município. Segundo Rosângela Wyszomirska, toda ação será realizada como base nos indicadores sociais. Ela convocou os prefeitos e secretários de Saúde, para se engajarem nessa nova proposta de trabalho, que visa transformar a saúde em Alagoas.
Para o prefeito Luís Eustáquio Moreira, é importante que os gestores públicos trabalhem em conjunto. “A visita da secretária é um marco para Capela e, fundamental manter o diálogo com os gestores públicos, para que possa fortalecer o serviço de saúde e assegurar uma assistência de qualidade para a população”, frisou. Um relatório com a situação do município foi entregue para equipe da Sesau.
Após a reunião com o prefeito, a secretária assistiu a apresentação do Plano Diretor de Regularização da Saúde de Alagoas referente à IV Região de Saúde, que compreende nove municípios do Vale do Paraíba (Capela, Viçosa, Pindoba, Atalaia, Mar Vermelho, Cajueiro, Chã Preta, Paulo Jacinto e Quebrangulo). A apresentação foi feita pelo diretor do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Sival Clemente.
O diretor do Cosems, Sival Clemente, fez uma avaliação da região que ainda enfrenta problemas em algumas áreas e a incidência de doenças como Esquistossomose e Chagas. Ele ressaltou que a IV Região de Saúde ainda tem deficiências nos serviços de urgência e emergência, na maternidade de referência e no setor de ortopedia.
Segundo a secretária, a apresentação foi importante para que a equipe técnica da Sesau tivesse conhecimento da rede de saúde existente. Rosângela Wyszomirska afirmou que deve ser feita uma avaliação dos serviços que estão sendo eficazes e repensar o que poderá ser melhorado.
A titular da pasta da saúde estadual destacou a possibilidade de desenvolver um projeto piloto para consorciar os municípios. Para isso, na próxima segunda-feira (9), a superintendente de Gestão e Participação Social, Evelyne Mastrianni, estará reunida com o diretor do Cosems, Sival Clemente e técnicos para fazer um planejamento para região.
No dia 6 de março, o relatório será apresentado aos secretários de Saúde dos nove municípios que integram a IV Região de Saúde. E no dia 13, a secretária irá se reunir em Capela, com os prefeitos da região do Vale do Paraíba, para discutir as ações que serão executadas.