Geral

Secretária da Saúde inspeciona Hospital Geral do Estado

05/02/2015
Secretária da Saúde inspeciona Hospital Geral do Estado
Secretária conheceu o Serviço de Cirurgia Endovascular, que reduziu de 23% para 16% o índice de amputações de grande porte (Fotos: Olival Santos)

Secretária conheceu o Serviço de Cirurgia Endovascular, que reduziu de 23% para 16% o índice de amputações de grande porte (Fotos: Olival Santos)

  Conhecer in loco o fluxo de atendimento da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas, com o objetivo de traçar um plano de ação que qualifique o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com este propósito, a secretária de Estado da Saúde (Sesau), Rozangela Wyszomirska, inspecionou o Hospital Geral do Estado (HGE), situado no bairro Trapiche, em Maceió.
Na unidade, Rozangela percorreu as enfermarias adulta e pediátrica, centros cirúrgicos, o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), a pediatria, além de constatar que não havia pacientes internos nos corredores. Também durante a inspeção, a titular da pasta da Saúde conheceu o serviço de videomonitoramento, que acompanha todos os setores do HGE e está interligado ao Ministério da Saúde.
A secretária conheceu ainda o Serviço de Cirurgia Endovascular, que é referência no tratamento de obstrução circulatória e já reduziu de 23% para 16% o índice de amputações de grande porte. Por meio dele, o tempo de internação de pacientes com problemas vasculares foi reduzido, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.
“O HGE é solução para os usuários do SUS. Por ser porta aberta, a unidade recebe toda a demanda, inclusive de pacientes que são acometidos por problemas que deveriam ser tratados na Atenção Básica. Por isso, um dos nossos focos de ação é trabalhar com os 102 municípios para evitar que pacientes com pé diabético migrem para Maceió”, destacou.
A titular da pasta da Saúde estadual informou que irá se reunir com a diretora da unidade, Verônica Omena, e com a superintendente de Atenção à Saúde, Lorella Chiappetta, para traçar um plano de ação a ser implementado na unidade. “Verificamos que o atendimento no HGE está fluindo a contento, mas adequações sempre são necessárias. Fiquei surpresa porque percorri todos os setores e nenhum paciente reclamou do atendimento”, destacou Wyszomirska, ao salientar que também irá ouvir os servidores que vivenciam a realidade cotidiana da unidade.

Atendimento qualificado

Durante a inspeção na pediatria, localizada no Centro Especializado Irmã Dulce, a secretária de Estado da Saúde conheceu o pequeno Lucas Leão, 8. Internado no HGE, ele foi atendido com agilidade pela equipe multidisciplinar da unidade e já estava em plena recuperação.
“Fiquei surpresa com o atendimento do HGE. Todo mundo falava que iríamos encontrar o caos e ficar no corredor. Ele está em um lugar limpo, arejado e decorado com uma temática infantil. Nem parece que estamos em um hospital público. Meu filho tinha plano de saúde, mas não pude mais pagar e estou comprovando que o SUS também é sinônimo de qualidade”, disse emocionada a dona de casa Fátima Leão, mãe do paciente.